next up previous contents
Next: Passagem por referência Up: Funções Previous: Funções   Sumário

Protótipos

Um aspecto fundamental em relação a funções C ++ é a obrigatoriedade da prototipação. Prototipação permite que o compilador realize uma checagem de tipos para chamadas de função em tempo de compilação, de forma que alguns erros de programação podem ser detectados.

Um protótipo é um modelo limitado de algo mais completo que virá depois. Neste caso, o que virá depois é a função completa, e o protótipo dá um modelo da interface para a função que pode ser usado para verificar a corretude do número e tipos de parâmetros para a função. Se o protótipo não estivesse presente, não haveria como verificar se a função está sendo chamada corretamente ou não -- nem a tempo de compilação, nem a tempo de ligação; entretanto, o comportamento do programa em tempo de execução pode ser muito estranho caso a chamada não esteja correta.

Uma forma de escrever um protótipo é simplesmente copiar o cabeçalho de uma função para o início do programa onde ela será chamada e acrescentar um ; no final da linha. Os nomes das variáveis podem opcionalmente estar presentes; neste caso, eles são simplesmente comentários para o programador, sendo ignorados pelo compilador.


next up previous contents
Next: Passagem por referência Up: Funções Previous: Funções   Sumário
Ivan Luiz Marques Ricarte 2001-06-01