Trabalho 2 – Clausius Reis (66812)

IA841 – Introdução à modelagem de sólidos

    

            Para este trabalho, foi utilizado o algoritmo de Catmull-Clark para subdivisão de polígonos:

            Começamos com um malha de um poliedro qualquer, essa malha contém meus vértices originais.

           

            Seguimos então os seguintes passos.

 

            Para cada face adiciono um ponto na face:

                        Defino cada ponto na face para ser a média de todos os pontos originais da respectiva face.

                        Para cada ponto na face, adiciono uma aresta de cada aresta da face, conectando o ponto da face com cada aresta da face.

 

            Para cada aresta, adiciono um ponto na aresta:

                        Defino ponto na aresta para ser a média de todos pontos na face e pontos originais vizinhos.

 

            Para cada ponto original P, pego a media F de todos os pontos das N faces tocando o ponto P, e pego a media R de todos pontos médios das arestas em todas as arestas tocando o ponto P, onde cada ponto médio da aresta é a média dos seus dois vértices extremos. Movo cada ponto original para o ponto

 

            {F + 2R + (n-3)P \over n}

 

            Abaixo estão algumas imagens do software implementado em linguagem Java com JOGL (Java Opengl)

 


 

trabalho2src.zip