IA841 -
Modelagem de Sólidos
Primeiro Semestre de 2017
Profa. Wu,
Shin - Ting
DCA/
FEEC/ UNICAMP
[Horário]
[Tópicos]
[Referências]
[Dinâmica]
[Calendário de atividades]
[Critério de Avaliação]
[Notas e Frequência]
Horário
- Aulas
- Teóricas: discutir as possíveis soluções dos problemas
apresentados (terças 8-10h (PE-26))
- Práticas: solucionar problemas propostos (terças 10:30h-12:00h (a ser definido))
- Início das aulas: 07/março/2017
- Término das aulas: 27/junho/2017
- Calendário de Atividades
Tópicos
Ementa Detalhada
O principal objetivo desta disciplina é proporcionar aos alunos
subsunçores para desenvolver sua habilidade em manipular modelos e
algoritmos de natureza geométrica. Tendo como motivação a modelagem de
sólidos assistida por computador, serão discutidas as ferramentas
matemáticas que nos permitem processar as formas geométricas através
de diversas técnicas matemáticas. Embora o nome da disciplina seja
"modelagem dos sólidos", serão analisadas não só as diferentes
técnicas de construção de sólidos a partir dos blocos elementares,
como também as diversas ferramentas que podem ser utilizadas para
descrever tais blocos. Para que os alunos percebam a relevância deste
tópico no uso apropriado de uma das tecnoloigias de ponta, unidade
de tesselation em GPUs, utilizaremos como ponto de partida o artigo e exploraremos ao longo do curso as técnicas mencionadas no artigo nas referências.
- Espaços geométricos
- Discretizações e Interpolações
- Arquitetura GPU: unidade de tesselation (seção 2)
- Polinômios de base: Hermite, Bézier e B-Splines
- Retalhos Polinomiais quadriláteros: Gregory (seção 3.6.3), Bézier (seção 3.1, 3.6.1) e B-Splines (seção 3.2)
- Retalhos triangulares de Bézier (seção 3.6.1)
- Subdivisão Catmull-Clark (seção 3.3)
- Esquemas de representação: CSG, Brep (winged-edge, half-edge (seção 3.4))
- Geometria diferencial e continuidade. Aplicação em análise da qualidade.
- Subdivisão adaptativa (seção 4)
- Geometria de texturas (seção 5)
- Geometria de visibilidade (seção 6)
Referências
- Introduction to Geometry 2nd ed.
Harols Scott MacDonald Coxeter, Wiley Classics Library, 1989
ISBN: 0-471-504580
- Curves and Surfaces for Computer Aided Geometric Design: A Practical Guide 5th ed.
Gerald Farin
Morgan Kaufmann, 2002
ISBN: 1-55860-737-4
- Mathematical Elements for Computer Graphics
David F. Rogers e J. Alan Adams
McGraw-Hill Science/Engineering/Math, 1989
ISBN: 0070535302
- Geometric Modeling2nd ed.
Michael E. Mortenson
Wiley, 1997
ISBN: 0471129577
- Referências complementares indicadas em calendário de atividades
Dinâmica da Disciplina
Será adotada a dinâmica de apredizagem baseada em problemas, ou
seja, os alunos são encorajados a procurar a solução dos problemas de
modelagem geométrica discutidos
no artigo e entendê-la. Espera-se que o
conhecimento adquirido seja suficiente para implementar com uso da
GPU os algoritmos propostos e
estudar para as
avaliações individuais escritas no início de cada aula.
Avaliação
- Avaliação da parte teórica (50%): nos 20 minutos do início de cada aula será dado um teste sobre a matéria da aula anterior.
- Solução dos problemas práticos (50%)
Serão aprovados os alunos que satisfizerem as duas condições:
- M = 0.5
P + 0.5 S
> = 5.0 , onde
P é a nota da avaliação escrita e S é a nota
correspondente às soluções dos problemas.
- frequência superior
ou igual a
75%.
A média final, Mfinal, destes alunos é igual a M.
Last modified: Tue Feb 14 17:13:16 BRST 2017
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