IA725 - Computação Gráfica I
Primeiro
Semestre de 2008
Profs.
Harlen Costa Batagelo e Wu, Shin - Ting
DCA/ FEEC/ UNICAMP
Título do Projeto
- Versão 0.2 : wireFrame + Iluminação e cor
Aluno
- Carlos Alberto Souto Junior - RA: 023320
Dinâmica do jogo
- No princípio do jogo, o jogador terá 20 pontos. Cada tacada remove um ponto. Cada bola colorida
derrubada rende 2(dois) pontos ao jogador e derrubar a bola branca finaliza o jogo com pontuação 0(zero).
O jogo termina se a bola branca for derrubada, a pontuação chegar a 0(zero) ou todas as bolas coloridas
forem derrubas.
Para interação, quando todas as bolas estiverem paradas, a bola branca poderá ser "tacada" com uma força variável
e uma direção ao longo do plano da mesa definivel pelo usuário, indicada por uma reta dando a direção da tacada.
A pontuação será dada no terminal de saída padrão.
Da especificação para a atual implementação,algumas teclas foram adicionadas para simplificar a jogabilidade, e outras
foram modificadas.
Para a interação, as teclas serão utilizadas
- + - Incremento de potência da tacada
- - - Decremento de potência da tacada
- , - rotação horária em torno da bola branca da direção de tacada
- . - rotação anti-horária em torno da bola branca da direção de tacada
- c - rotação anti-horária no eixo normal a mesa
- v - rotação horária no eixo normal a mesa
- Espaço - efetuar tacada
- q - Zoom in
- q - Zoom out
- ESC - Sair
Dinâmica da Iluminação
- Para a iluminação, definiu-se através das diretivas glEnable(GL.GL_LIGHTx) e pelo posicionamento das luzes, sendo uma acima da mesa
e outra, dinâmica, na bola branca, gerando um efeito dinâmico na luz e nas reflexões.
A priori, a mesa não recebeu um material complexo, sendo definido somente um polígono, para ter uma noção da colorização. No momento
da texturização, o polígono será trocado por uma malha mais fina e definida uma textura de feltro.
Fontes do Projeto
Bibliografia
- * * Projeto final de EA978. Grupo: Carlos Alberto Souto Junior, Fernanda Cristina Adabo Atizani, Tiago Fernandes Tavares, com base em código
instrucional de Wu-Shin Ting e Paulo Aragão; 2o Semestre de 2006
- * * OpenGl RedBook