24 Agosto 1998
Sumário das atividades desenvolvidas em aula
- Leitura e pré-discussão do artigo Horses for courses
- Definição de diagramas para a dinâmica das atividades do ambiente:
- Validar acesso
- Seleção inicial de material
- Execução de unidade de estudo
- Avaliação
- Criação de material
- Determinação de conteúdos
- Identificação de projetos
Na concepção do ambiente, decidiu-se que algumas atividades não seriam
diretamente suportadas nesta primeira versão:
- Edição de conteúdo para tópico, exercício ou teste.
Em princípio, ferramentas convencionais de edição serão utilizadas
e o ambiente deverá oferecer mecanismos para permitir associar o
produto da edição com objetos da classe Conteúdo.
- Auxílio à concepção do material. O autor deverá
conceber a estrutura do material sem o auxílio do ambiente, que
permitirá simplesmente o registro da estrutura que for por ele
definida. Em futuras versões, poderá se propor o desenvolvimento
de uma ferramenta CALMA
(Computer-Aided Learning Material Authoring).
- A atividade de revisão não precisa ser
necessariamente contemplada na primeira versão do projeto.
Atividades complementares
Até sexta-feira, 28/Agosto, entregar proposta de projeto (individual)
contendo pelo menos:
- contexto da proposta
- descrição das atividades e classes envolvidas na proposta
- definição de quais atividades e classes serão desenvolvidas no
projeto e quais fariam parte do escopo de outro projeto (colaboração).
Diagramas
Esta atividade pressupõe que o aluno que está interagindo com o
ambiente (interface aluno) foi previamente cadastrado, ou seja,
existe um objeto da classe Aluno correspondente a ele/ela.
Do mesmo modo, o indivíduo autor interage com o ambiente através da
interface autor, tendo sido previamente cadastrado na classe
Autor.
A seleção de um novo material (equivale à realização de uma matrícula) pode
ocorrer através da combinação das seguintes alternativas:
|
Tipo de interação |
|
Browse |
Search |
Granularidade |
Material completo |
B,M |
S,M |
Tópico-objetivo |
B,T |
S,T |
Execução de unidade de estudo
Não foi indicado neste diagrama:
- Há uma opção de projeto com relação ao conteúdo (de tópico, de
exercício, de teste): pode estar integrado à
unidade de estudo ou haver apenas referências a tais conteúdos (por
exemplo, a transclusão discutida juntamente com XML).
- O detalhamento do mecanismo de interação por dúvidas, que é
oferecido durante a leitura de tópicos e resolução de exercícios.
- Testes são apresentados ao aluno quando este indica que está "apto
para avaliação" da unidade de estudo. A conclusão da unidade de
estudo é efetivada com a conclusão do teste pelo aluno.
A criação (da estrutura) de material envolve duas atividades: a criação de
um nó no grafo do material e a associação entre nós do grafo. Por
simplicidade, tópicos, exercícios e testes são genericamente denotados como
UCs (Unidades de Conteúdo).
Há duas formas de associar conteúdo a um nó do grafo de material:
- Um conteúdo novo é criado em atividades externas ao ambiente (edição
de textos, captura de imagens e áudio) e então associado aos nós do
material.
- Um conteúdo pré-existente é reutilizado para o material.
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Last modified: Mon Aug 24 18:01:05 EST 1998