10 Agosto 1998

Identificação dos objetivos e características do sistema

No início da aula, uma descrição informal da aplicação foi entregue aos participantes (incluída a seguir). Após uma primeira leitura do texto, foi feito um levantamento dos substantivos (possíveis classes e atributos) associados à aplicação. Foi então solicitado que os participantes trabalhassem em grupos para identificar classes e seus atributos.

Objetivo

Ao longo do semestre, os alunos trabalharão na especificação e implementação de objetos que, atuando colaborativamente, permitirão implantar um ambiente com a seguinte finalidade:
Oferecer um curso de programação em alguma linguagem (C, Java, Assembly 68000) em um ambiente integrando mecanismos para criação de material, apresentação teórica, avaliações, exercícios práticos e respostas a dúvidas.

A Aplicação

Em linhas gerais, o uso desta aplicação pode ser descrito como uma conjunção das seguintes atividades:
  1. Criação do material didático por um ou mais autores;
  2. Seleção do subconjunto do material que será estudado por um aluno;
  3. Interação entre alunos e instrutores;
  4. Avaliação do conhecimento adquirido pelo aluno;
  5. Revisão do material oferecido.
Estas atividades são informalmente detalhadas a seguir.

Descrição informal

Criação de material
O material didático de um curso é formado por um conjunto de tópicos inter-relacionados. O autor responsável pela criação do material deve determinar o inter-relacionamento entre tópicos. Autores são também responsáveis pelo conteúdo dos tópicos, que pode ser oferecido em diversos formatos (texto, áudio, vídeo). Outra responsabilidade atribuída a autores do material didático é a geração de testes de avaliação para aferir o conhecimento em cada tópico. Finalmente, o autor também cria e associa exercícios práticos a conjuntos de tópicos.
Seleção de material
Um aluno recebe o material do curso em unidades de estudo, um subconjunto do material que leva em conta a estrutura de tópicos e os tópicos já cobertos pelo aluno. A seleção do material (conjunto de tópicos e testes de avaliação correspondentes) é realizada por um tutor a partir da análise do perfil do aluno, onde os tópicos já estudados estão registrados. O tutor também determina quando o aluno está apto para trabalhar em exercícios práticos.
Interação entre alunos e instrutores
A interação entre alunos ou entre alunos e instrutores é motivada por duas atividades, estudo de uma unidade ou resolução de um exercício prático. Durante o estudo de uma unidade, um aluno pode ter dúvidas ou desejar registrar um comentário. O aluno pode então consultar uma ``base de dúvidas'' para verificar se alguma dúvida semelhante já foi registrada e respondida. Caso não haja dúvida ou comentário semelhante, o aluno pode registrá-la na base de dúvidas. As dúvidas registradas podem ser respondidas por instrutores ou por outros alunos. Similarmente, erros de programação podem ser encontrados e resolvidos durante um exercício prático, sendo que um mecanismo similar de registro e consulta pode ser utilizado para promover a troca de experiências entre os alunos.
Avaliação do aluno
Um teste de avaliação (verdadeiro/falso, múltipla escolha) é associado a cada tópico, sendo oferecido ao aluno pelo tutor quando esse concluir uma unidade de estudo. A solução do teste de avaliação é registrada e encaminhada a um monitor para correção. O monitor, de posse de um gabarito, corrige o teste e registra esta avaliação. Um instrutor usa esta avaliação para atualizar o perfil do aluno, determinando o seu grau de conhecimento sobre o tópico.
Revisão do material
Dúvidas freqüentes e erros comuns na soluções de testes e exercícios práticos podem oferecer subsídios para a revisão do material do curso. Um revisor é o responsável por analisar estas informações e sugerir modificações aos autores, que podem criar novas versões do material com base nestas sugestões.

Seleção de classes

Classes Grupo Atributos
Pessoa 1 Identificação
Endereço
Autor 1 [Pessoa]
Revisor 1 [Pessoa]
Tutor 1 [Pessoa]
Instrutor 3 [Pessoa]
Monitor 3 [Pessoa]
Aluno 3 [Pessoa]
[Perfil]
Assunto - Identificação
Palavra-chave
Catálogo - Identificação
Título
Versão
Data
[Assuntos]
Resumo
Material
(era Curso)
1 [Autor]
[Catálogo]
Estrutura de [Tópicos]
Estrutura de [Testes]
Estrutura de [Exercícios]
Conteúdo 1 ?
Tópico 1 [Autor]
[Catálogo]
[Assuntos] requisitos
[Conteúdo]
Teste 1 [Autor]
[Catálogo]
[Conteúdo] (enunciado)
Grau de dificuldade
Gabarito
Exercício 2 [Autor]
[Catálogo]
[Conteúdo] (enunciado)
Grau de dificuldade
Unidade de Estudo 1 [Aluno]
[Tópicos]
[Testes]
[Exercícios]
Solução 3 [Unidade de Estudo]
[Teste]
Resolução
Correção
Perfil
(Incorpora avaliação)
1,3 [Aluno]
[Assunto]
Conceito
Dúvida
Comentário
2 [Pessoa]
[Assunto]
[Conteúdo]
[Respostas]
Resposta 2 [Pessoa]
[Conteúdo]
Sugestão 1 [Revisor]
Referência: [Material]/[Tópico]/[Teste]/[Exercício]
Conteúdo
Estado: pendente/processado
Erro 2 [Exercício]
[Conteúdo]
Matrícula 3 [Aluno]
[Material]

ricarte@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Fri Aug 14 13:53:19 EST 1998