Formatos de dados na Web

grupo F

raquel@dca.fee.unicamp.br


raquelc@dca.fee.unicamp.br


jjjnaur@dca.fee.unicamp.br


valmir@dsce.fee.unicamp.br


firmiano@decom.fee.unicamp.br



Relator(a):

APLICAÇÃO DE EDUCAÇÃO COM AGENTES INTELIGENTES DA WEB:

Defina uma aplicação de educação na categoria acima, que explore os recursos de XML. Comente as restrições que HTML imporia.

Propomos um sistema de apoio a pesquisa bibliografica para Estudos Especiais cujos usuários finais serão alunos de pos-graduação, i.e., mestrado e doutorado.

Esse sistema devera ser capaz de identificar as seguintes caracteristicas do aluno: nome, orientador, projeto, assuntos de interesses relacionados a tema de tese objetivando o correlacionamento personalizado das descobertas de informações com as necessidades de cada usuário.

O cenário seria o seguinte:

Aluno entra dados para consulta.

Agente reconhece aluno, recolhe as informações e inicia a busca.

Agente personaliza resultado da busca de acordo com o perfil do aluno, i.e., quem e ele, qual seu orientador, em que projeto esta inserido, quais os assuntos de interesses relacionados com seu tema de tese.

Agente entrega o resultado personalizado ao usuário .


AGENTES :

Não se tem uma definição única quanto a tecnologia de agentes,como da mesmo forma não se tem também uma definição única quanto ao conceito de inteligência. Ha várias correntes. Dentre elas, podemos citar a de Objetos Distribuidos a e Inteligência Artificial [1].

No presente trabalho, propõe-se que a implementação desse sistema seja baseada na tecnologia de agente como sendo um objeto inteligente. Por inteligência em um sistema, entendemos como a capacidade de um programa tomar decisão baseado em um conjunto de informção previamente conhecido.

As tarefas desses agente serão: receber e analisar questões do usuário, interpretar seus pedidos e tomar decisão tentando o melhor correlacionamento entre o pedido feito e o que se encontrou.


CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS DO AGENTE:

Quanto ao ponto de vista de implementação, deseja-se que este agente seja capaz de:

.Fazer busca informada

.Fazer busca busca bidirecional


POR QUE NÃO HTML ?

HTML e uma linguagem razoavelmente boa para implementações de aplicações com hipertexto e multimídia, mas para documentos relativamente pequenos e simples.

Na nossa aplicação, o uso de HTML não e aconselhavel pelas seguintes razões[2]:


POR QUE XML?

XML difere de HTML nos três aspectos principais[2]:

XML oferece mecanismos avançados de "linking" e "stylesheet"

"Linking":

"Styleshets":

O complemento para XML e uma linguagem de programação "stylesheet" que e:


CONCLUSõES:

No presente trabalho, abordamos a questão de agentes inteligentes na Web e sua aplicação em ambiente para Tecnologia Educacional. Fizemos comparações entre as linguagens HTML e XML como possíveis linguagens utilizadas por um agente inteligente de busca. Mostramos as desvantagens do uso de HTML e as vantagens do uso de XML.

Concluimos que o XML e a linguagem, dentre as duas comparadas, que melhor atende as necessidades do agente proposto, por oferecer mecanismos avançados de "linking" e "stylesheet", alem da flexibilidade de definição de novos "tags".


REFERENCIA

[1] Artificial Intelligence: A Modern Approach
The Intelligent Agent Book
by Stuart Russell and Peter Norvig.
http://www.cs.berkeley.edu/~russell/aima.html

[2]XML, Java, and the future of the Web Jon Bosak Sun Microsystems, Last revised 1997.03.10 http://sunsite.unc.edu/pub/sun-info/standards/xml/why/xmlapps.html