Grupo H1

Adriana, Maria Flávia, José Roberto, Sérgio

 

 

Em 1945, Vannevar Bush relata a necessidade de organizar uma coleção caótica de conhecimentos em uma interpretação ordenada e integrada de idéias e suas interconexões. Segundo ele, um sistema de recuperação de informação deveria mostrar um perfil similar a forma de recuperação do conhecimento humano, sendo capaz de ligar assuntos associados, caracterizando um acesso à informação de forma não-linear.

Os métodos de transmissão e revisão de resultados de pesquisas eram inadequados e existia a necessidade de diminuir o tempo entre a produção e a divulgação de um material. Para suprir as necessidades citadas, Bush propõe o Memex, o qual é um dispositivo em que um indivíduo armazena todos os seus livros, registros e comunicações. Este dispositivo é mecanizado e pode ser consultado com alta velocidade e flexibilidade. Ele é um grande suplemento para a memória deste indivíduo. O mecanismo de acesso (ou consulta) utiliza os recursos convencionais (principalmente uma página inicial de índices para acessar as demais), porém são acrescentados mecanismos de projeção "para frente" e ligações. A projeção "para frente" fornece um passo imediato, entretanto, para a indexação associativa, basicamente isto é uma provisão pela qual qualquer item pode ser a causa para a seleção imediata e automática de outro item.

Baseado nas vislumbrações de Bush,  Frank G. Halasz traz uma definição para o termo Hipermídia, que é um estilo de sistemas construtivistas para representação e gerência de informação sobre uma rede de nós multi-mídia conectados com suas ligações tipadas ("typed links").

A partir daí. tem-se a 1a. geração de sistemas hipermídia. Os sistemas são baseados em mainframes, focados em nós-texto e as tecnologias usadas para apresentá-los possui pouca ou nenhuma capacidade gráfica. Alguns destes sistemas: NLS/Augment, FRESS e ZOG.

Na década de 80, surge a  2a. geração e os sistemas são baseados em estação de trabalho e conceitualmente similares aos da 1a. geração. Porém, a tecnologia de estação de trabalho permite interface com o usuário mais amígavel, ou seja, os sistemas suportam gráficos, animação de nós, nós-texto totalmente formatados, entre outros recursos. Além disso, possuem também "overview" gráfico da estrutura da rede para auxiliar a navegação. Esses sistemas são geralmente desenhados para um usuário ou para pequenos grupos de trabalho e suportam algum trabalho colaborativo. Acrescentam conceitos de "links" bidirecionais, "browsers" contendo um mapa gráfico da estrutura da rede, acesso baseado em consulta (limitado a cadeias de caracteres simples ou combinação de palavras-chave), suporte a mono-usuário ou servidor central para multi-usuário com controle de concorrência limitado e o armazenamento da informação em arquivos padrões ou banco de dados relacional.

Na década de 90, surge a necessidade de padronização da notação de documentos eletrônicos  em sistemas hipermídia. Esforços estão sendo direcionados para que se tenha linguagens para construção destes sistemas. O padrão deve suportar diversos tipos de documentos, observando a estrutura e a notação dos mesmos. Os documentos devem possuir uma forma que seja compreensível e interpretável por qualquer outra aplicação, resultando na facilidade de importação e reusabilidade de informações.

Atualmente, tem-se uma ferramenta para suporte a hipermédia/hipertexto bastante difundido que é a Worl Wide Web (WWW) a qual agrega diversas características de sistemas hipermídia. Essa base tecnológica possui: mecanismo de busca da informação através de navegação por "links"; recursos para acessar e atualizar bases de dados relacionais; suporte a trabalho colaborativo assíncrono. A WWW não dispõe de alguns recursos importantes para sistemas hipermídia, como por exemplo: controle de versão; trabalho colaborativo síncrono; computação evolutiva.

Tendo em vista os recursos de hipermídia/hipertexto disponíveis, observa-se que área da educação é um grande campo para aplicação dessa tecnologia, em que pode-se desenvolver uma vasta contribuição para a interação entre aprender e ensinar. O uso desta tecnolgia na educação pode estimular o aprendizado aumentando o aproveitamento dos alunos e possibilitando a difusão de conhecimentos mais agradável, diminuindo substancialmente a barreira existente entre instrutor e aluno (educador e educando).

No sistema atual brasileiro de aprendizagem, nota-se que no 1o. e 2o. graus, devido a cultura social e a falta de maturidade dos alunos, o recurso de hipermídia/hipertexto deve ser usado como complementação do ensino ou da pesquisa. Nota-se que o sistemas vigente de ensino é bastante precário de recursos, principalmente inovadores. Considerando que no nível superior verifica-se que alguns desses problemas não são muito agravantes.

Em algumas áreas de conhecimento observa-se que esta tecnologia tem obtido bons resultado, verificando-se grande sucesso em alguns domínios específicos.

Concluindo, verifica-se que essa linha de pesquisa de informática aplicada à educação, utilizando-se de recursos de hipermídia, é a uma tendência universal na evolução do ensino, rompendo as fronteiras na difusão de conhecimentos.


Comentários dos instrutores.

Last modified: Tue Mar 31 12:08:59 BRA 1998