Tema: Hipermídia – Caracterização de sistemas hipermídia

 Grupo E1:  Márcio, Maria Angélica e Naur
 
- Motivação :

        A necessidade de registrar idéias de forma não linear usando processo associativo semelhante ao que ocorre no cérebro humano originou o conceito de sistemas hipertexto/hipermídia de maneira a permitir:

 
- Evolução histórica :

        Embora Bush tenha sugerido em seu artigo "As we may think"[Bush-45] um ambiente hipermídia avançado para a época e até para os dias atuais, os primeiros sistemas hipertexto/hipermídia surgiram nos finais da década de 60 e início da década de 70 com recursos limitados[Hals-88].
        Esta primeira geração de sistemas hipertexto/hipermídia baseava-se originalmente em plataforma de grande porte utilizando textos e gráficos.
        Como a utilização de gráfica era pouco usual, estes sistemas aproximavam mais de hipertexto do que hipermídia segunda a definição em [Hals-88].
        O fato dos sistemas de hipertexto de primeira geração apoiar-se em ambiente centralizado de grande porta permitia que estes possuíssem um bom grau de suporte a trabalho coloborativo.
        Na segunda geração, inícios dos anos 80, possuía os mesmos conceitos básicos de hipermidia/hipertexto da geração anterior, no entanto por utilizar estações de trabalho possibilitou uma melhora na interface gráfica e no uso de vários tipos de mídia. Assim não suportavam trabalho colaborativo na mesma proporção dos sistemas da geração anterior.
 

-Avaliação/crítica WWW :

        Atualmente padrões como Hytime [Stev91] e MHEG [MHEG1] provê grande parte das características que Frank G. Halasz em seu artigo [Hals-88] cita para as próxima geração de hipertexto/hipermidia. Contudo o que temos observado é que mesmo previstas nestes padrões há alguns anos, tais característica ainda não estão totalmente implementadas nos sistemas hipertexto/hipermídia disponíveis atualmente na WWW. A seguir são descrita resumidamente as setes características (1):

                1- Navegação : permitir mecanismo mais eficiente de pesquisa/consultas que possibilite aos usuários navegar tanto através dos acessos ( links) como pelas estruturas.
                2 – Composição : criar novas estruturas através de composição de outras entidades. Esta nova unidade criada não deveria perder suas características individuais. Ou seja, possibilitar representar e tratar grupos de nós e links como entidade única separada de seus componentes.
                3 – Visão : prover mecanismo de visão(2),para um mesmo documento.
                4 - Engenho Computacional : prover capacidade de processamento dentro dos sistemas hipermídia visando o sistema criar novas informações na base de dados (sistema ativo).
                5- Controle de versões : prover mecanismo de controle de versões(2) para o documentos hipertexto/hipermídias (" historia do documento").
                6- CSCW : prover suporte mais adequado para o compartilhamento de dados e para interação social nas etapas de autoria e navegação.
                7- Extensibilidade e personalização : possibilitar facilidades de extensibilidade e personalização do sistemas pelo usuários análoga ao ocorre em alguns sistema como GNU e Emacs[Hals-88].
 

- Análise crítica do uso em educação :

        O uso de sistema hipermídia tem sido fortemente utilizado em áreas restritas na educação, na qual podemos ressaltar as que fazem um uso instenso no processo de aprendizagem de pesquisa de informações. Este fato ao nosso ver está intimamente relacionado com a tecnologia atualmente disponível na WWW. A impossibilidade de se criar um ambiente mais atrativo e rico de aplicações não tem propiciado a sua utilização no processo de aprendizagem como um todo.
        Assim sua utilização não tem conseguido abranger os vários níveis de ensino (pre-escola,ensino médio e superior) de forma uniforme.
        Outro aspecto levantado pelo grupo são que as questões relativa ao processo de avaliação ainda estarem em aberto ocasionando uma dificuldade em definir em quais situações seria mais adequado o seu uso.
 
 

NOTAS :
 
(1) Maiores detalhes sobre as características são descritas em [Hals-88].

(2) - Visão e Controle de Versão respectivamente são adaptação direta do conceito de Visão e Controle de Versão da área de banco de dados relacional.
 

REFERÊNCIAS:

Bush-45]     Bush, V. As we may think.The Atlantic Monthly, July 1945

[Hals-88]     Halasz, F. G. Reflections on NoteCards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems .Communications of the ACM 31(7), pp.836-852, July 1988.
 
[MHEG1]     ISO - MHEG. Documento Parte-1.

 [Stev91]     Newcomb,S., Kipp, N. A., Newcomb,V. T.. The "HyTime" Hypermedia/Time-based Document Structuring Language. Comunication of the ACM 34(11), pp.67-83, November 1991.
 
 


Comentários dos instrutores.

Last modified: Tue Mar 31 12:01:59 BRA 1998