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              IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação V
                      Infra-estrutura de Informação
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Grupo G4:
Carlos Augusto Fernandes Dagnone
Marcelo
Marcio Vieira Soares
Silvio Roberto Medeiros Evangelista
Valmir Tadeu Fernandes (relator)

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Sumário:
1 - A proposta
2 - Introdução
3 - A eficiência da NII e suas características
4 - O emprego da NII em educação e aprendizagem
5 - Alguns comentários
6 - Conclusões
7 - Referências bibliográficas

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    1 - A proposta

    Considerando o que foi estudado e discutido ao longo do deste curso,
comente/critique a validade da seguinte afirmação, fornecendo exemplos
(ou contra-exemplos) que suportem seus comentários :

    "The following principles provide guidance on how the NII can best
bring substantial benefits in the area of education and lifelong
learning (...)"

    "The capabilities of the NII should be available as a tool to
enhance education, training, and lifelong learning.  This will
facilitate the reconstruction of our educational institutions and the
redefinition of the roles of everyone involved with them - educators,
administrators, librarians, parents, students, employers, and other
members of society."

    2 - Introdução

    A Infra-estrutura Nacional de Informação (ou National Information
Infrastructure - NII) é um mecanismo que deverá ser uma rede
onipresente, de alta qualidade, competitiva e funcional em todos os seus
aspectos, integrando outras redes, outras infra-estruturas e recursos
disponíveis no domínio da informação. Assegurará o interfuncionamento
pleno e transparente de serviços e aplicações, e estará acessível a um
baixo custo a todos.

    3 - A eficiência da NII e suas características

    Apesar do desenvolvimento tecnológico e dos mercados das
telecomunicações e tecnologias de informação, a NII ainda se encontra na
sua fase embrionária.
    Significa a implementação de uma verdadeira plataforma computacional
do futuro, suportada em avançadas infra-estruturas de comunicações,
integrando um vasto leque de recursos, entre os quais: plataformas de
desenvolvimento de serviços, base de dados, bibliotecas digitais,
servidores e interfaces inteligentes possibilitando aos usuários e
computadores interagir de uma forma eficiente e natural.
    Fazem ainda parte da sua estrutura outros recursos tais como
software de acesso e manipulação da informação, leis, normas e suportes
legislativos importantes para a sociedade e ainda os conteúdos, e todas
as demais fontes e recursos de informação.
    O seu principal objetivo é disponibilizar um sistema de alta
qualidade e baixo custo na qual todo o tipo de informação possa ser
armazenada, procurada, consultada, processada e transmitida. Será assim
garantido o acesso à oferta e utilização de novos mecanismos que
acelerem a difusão do saber e a troca de idéias.
    A NII pode ser entendida como:

    · Uma rodovia expressa de informação;
    · Um sistema que armazena dados na forma de cadeias;
    · Um sistema rico em recursos de informação;
    · Um centro de comunicação;
    · Um modo de acesso à tecnologias.

    Algumas de suas características:

    · É uma "cadeia monolítica";
    · É uma série de componentes,
    · Possuirá alta velocidade em acessos privada;
    · Será um sistema interativo;
    · É a informação e conteúdo que fluem sobre a infra-estrutura na
forma de bancos de dados,  palavra escrita, um filme, um pedaço de
música, uma gravação, um quadro ou software de computador;
    · São os computadores, televisões, telefones, rádios, e outros
produtos que as pessoas empregarão para ter acesso a infra-estrutura;
    · São as pessoas que proverão, administrarão, e gerarão novas
informações, e que ajudarão outros a fazerem o mesmo.

    A NII é um termo que cerca todos estes componentes e com visão de
uma rede de âmbito nacional, invisível, sem "costuras", dinâmica de
mecanismos de transmissão, de informação, conteúdo e de pessoas.

    4 - O emprego da NII em educação e aprendizagem

    Com todas estas características a NII deverá permitir acesso a
fontes de informações das mais diversas formas. Com sua utilização,
poderemos aumentar a qualidade das instituições educacionais. Desse
modo, as novas tecnologias permitirão uma melhora fundamental dos
sistemas educacionais formais além do que poderão desenvolver novos
modelos de aprendizagem
    Assim, a NII deverá disponibilizar ferramentas capazes de melhorar a
educação, o treinamento e a aprendizagem.

    5 - Alguns comentários

    Como verificamos no curso a tecnologia hoje existente supre em
parte estes requisitos. Vejamos:

    Vantagens :

    · Informação distribuídas;
    · Ferramental para disponibilizar a informação existente;
    · WWW - tem evoluído muito nestes últimos anos, oferecendo
facilidades e recursos a milhares de usuários no mundo. A área da
educação tem mostrado grande interesse em utilizar esta tecnologia;
    · CORBA (Common Object Request Broker Architecture): é um sistema
composto por objetos distribuídos, que dispões de mecanismos através dos
quais um objeto pode fazer pedidos e receber respostas de outros objetos
dentro do mesmo ambiente;
    · Processamento Distribuído;
    · JAVA - como forma de colocar a inteligência na Rede;
    · Protocolos bem definidos;
    · Linguagens com potencial para representar mídias complexas;
    · Propostas para construção de links complexos.

    Desvantagens :

    · Como a informação é disponibilizada de forma pragmática, o usuário
deve ter facilidade da busca de informação, podendo correlacioná-la com
outras da mesma área;
    · Deve haver melhoramento das interfaces gráficas, de modo a
permitir a facilidade da busca da informação por pessoas não
habilitadas;
    · Deve haver maior padronização;
    · Um sistema deve ser independente de qualquer tecnologia em
particular e garantir que a aplicação continuará trabalhando sem
modificações para as tecnologias adjacentes desenvolvidas.

    Alguns  produtos criados que visam o ensino e a aprendizagem :

    · As enciclopédias em multimídia: oferecem um grande conjunto de
informações, na mesma forma que as enciclopédias em livros. Possuem a
facilidade de pesquisas por assuntos, além do uso das mídias de texto,
vídeo e áudio que enriquecem o seu conteúdo;
    · Bancos de imagens, gráficos e gravações: objetivam disponibilizar
diferentes tipos de informações para uso em conjunto com sistemas
educacionais de ensino e informação;
    · Ambientes Interativos: têm por finalidade manter um diálogo
homem-máquina para fornecer assistência, responder a dúvidas e permitir
um caminho de aprendizado individualizado;
    · Simuladores: permitem ao estudante criar ou desenvolver certas
tarefas, como treinamento, a fim de verificar e analisar seus
resultados;
    · Videogames: com o objetivo de entretenimento, oferecem jogos de
aventura, estratégia entre outros, possibilitando diferentes formas de
encaminhamento dos jogos de acordo com a vontade ou sorte do usuário;
    · Tutoriais: de caráter puramente de ensino de certas ciências
permite ao estudante, sob forma de diferentes mídias, o estudo da teoria
e a prática, ao mesmo tempo em que avalia o seu desempenho e possibilita
diferentes níveis de aprendizagem conforme seu perfil;
    · Browsers: permitem a navegação em vários sentidos, nos sistemas em
rede, de um conteúdo informativo disposto em páginas interligadas.

    As mais recentes aplicações tecnológicas deram início a algumas
novas abordagens:

    · Vídeo Interativo: através do vídeo, ações, escolhas e decisões
estão sob controle do estudante que decide como um software educacional
se encaminhará. O uso de animações ou imagens estáticas, texto, áudio,
armazenados em disco laser, proporcionam uma base de conhecimento
visual;
    · Sistemas em CD: são sistemas mais baratos e versáteis que também
podem armazenar imagens estáticas ou em movimento, texto e áudio de boa
qualidade;
    · Sistemas em Workstation: são estações de trabalho que podem ser
utilizadas para fornecer a um grupo de estudantes um mesmo conjunto de
informações, em mídias, localizados em um servidor. Os sistemas de
Educação à Distância  permitem essa abordagem onde um professor pode se
encontrar em lugar remoto, em relação aos alunos de uma classe. Em uma
outra aplicação o professor pode expor uma aula e conversar com os
alunos através das estações de trabalho, individualmente ou em grupo;
    · Sistemas de Rede: com a proliferação das redes em todo o mundo
pode-se compartilhar informações globais de caráter educacional, com
propósitos de ensino, pesquisa e informativos. Um desses sistemas é a
WWW (World Wide Web) que transformou-se em sinônimo da mais nova mídia
no momento.

    A redefinição de papéis

    "Todos os individuos podem atuar como provedores e consumidores de
informação".

    O papel de cada ator envolvido no sistema deverá adequar-se, de
forma a ser criativo. Uma visão possível dessa idéia poderia ser:

    · Aluno :

     Dinâmico e gerador de conhecimento.

    · Professor :

    Personagem que atuaria com instrutor e facilitador do processo
ensino-aprendizagem, deve adequar-se a tratar individualmente a
velocidade da "transmissão do conhecimento". Atualmente este processo é
avaliado em grupos.

    · Administradores :

    Os administradores terão o papel de gerenciar todas as informações
necessárias e fundamentais para que usuários tenham acesso ao banco de
dados para consulta.

    · Empregados :

    Deveram estar sempre se atualizando, aperfeiçoando.

    · Bibliotecários :

    A catalogação dos acervos bibliográficos deverão ter uma ordem clara
e legível, de fácil consulta.

    · Membros da sociedade :

    A função de todos os menbros da sociedade é um fator muito
importante que deverá ter seu papel bem definido. Deverão ser
desenvolvidas e disponibilizadas aplicações interactivas em diversas
áreas melhorando a qualidade do acesso à  informação por parte dos
cidadãos, reduzindo custos das empresas e do setor público e estimular o
desenvolvimento da indústria nacional. Saúde, educação, cultura,
comércio eletrônico, edição e publicações eletrônicas e administração
pública são hoje exemplos de áreas de elevado potencial para o
desenvolvimento de aplicações inovadoras.

    6 - Conclusões

    Como podemos perceber a proposta da NII  é a formação de uma
estrutura bastante complexa em termos de implementação devido às
diversas variáveis envolvidas.
    No domínio da educação o desenvolvimento de aplicações capazes de
incentivar a aprendizagem e fomentar o acesso à informação são
importantes contribuições para o combate ao fracasso escolar. Ainda
neste setor, o acesso das escolas ao mundo exterior, o ensino à
distância, salas de aula virtuais, criação de bibliotecas digitais
multimídia, educação de adultos nas suas residências, aprendizagem e
formação profissional contínua abrindo oportunidades às populações
independentemente da sua idade e localização são também exemplos de
aplicações e serviços a serem pesquisados. O desenvolvimento ambientes
de aprendizagem "computáveis" depende de teorias que expressem este
processo, por exemplo, com a utilização de algoritmos.
    Consideremos ainda os ambientes de aprendizagem adaptativos, a
utilização de uma linguagem natural, o desenvolvimento de ferramentas de
autoria, a utilização de multiagentes na estrutura ensino-aprendizagem e
para finalizar como representar as formas do conhecimento. Todos este
requisitos dentro da estrutura atual de ensino tradicional deve trazer
uma revolução em todos os aspectos da sociedade. Ela assegurará ligações
vitais, em tempo real, entre os lares, as empresas, as escolas, as
instituições públicas e privadas, os organismos governamentais e um
largo espectro de serviços interativos.

   7 - Referências bibliográficas

    [1] Common ground: Fundamental principles for the National
Information Infrastructure Report of the National Information
Infrastructure Advisory Council March 1995

    [2] Computer Graphics and Visualization in the Global Information
Infrastructure (special report) Gershon, J.R. Brown et al. IEEE Computer
Graphics and Applications, 16(2):60-75, March 1996