INFRA-ESTRTURA DA INFORMAÇÃO

 

Grupo G3

 

Antonio Tadeu Maffeis - ( Relator )

José Roberto Vasconcelos

Ricardo Concílio

Rossano Plabo Pinto

 

Sumário

 

1. Introdução

2. Visão Geral do NII

3. Aspectos do NII Relacionados à Área Educacional

4. Conclusões

5. Bibliografia

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Nos dias de hoje, a informação, cada vez mais, passa a ter vital importância para as pessoas e para as instituições públicas ou privadas. Por isso, sua aquisição e manipulação tem sofrido mudanças substanciais ao longo dos anos.

 

Porém, é necessário que existam padrões para evitar que se implante um caos no tratamento desta informação, devido a diversidade de tecnologias e volume de informações que hoje estão disponíveis às pessoas. Estes padrões poderão ajudar o processo de globalização de mercados e economias.

 

O NII ( National Information Infrastructure ) é uma proposta do governo norte-americano de fornecer serviços, das mais diversas naturezas, para a manipulação e distribuição da informação[1]. O NII integrará o GII ( Global Information Infrastructure ) cujo o objetivo é disponibilizar às pessoas, acesso a informações e comunicação entre indivíduos de maneira fácil, confiável, segura; através de diversos meios: voz, dados, imagem ou vídeo; em qualquer hora e lugar[2].

 

Dentre os benefícios esperados do NII encontra-se a melhoria das condições de educação, onde as instituições de ensino poderão ter acesso facilitado a bibliotecas, museus, instituições culturais, etc., podendo levar seus cursos para mais pessoas, uma vez que se espera que o processo de ensino e aprendizado não se restrinja

mais a uma sala de aula

 

Este trabalho enfocará a penetração do NII no ambiente educacional, mais especificamente em como será tratada a questão da qualidade de acesso à informação.

 

Será apresentado uma visão geral do NII, em seguida será feita uma análise de como o NII poderá oferecer qualidade no acesso à informação e por fim será feita a conclusão do assunto.

 

 

2. VISÃO GERAL

 

Algumas pessoas definiram o NII como uma super-estrada da informação ("Information superhighway"), porém ela oferece mais que infra-estrutura de comunicação. É uma série de componentes, incluindo redes de alta velocidade, comunicação via satélite, sem fio ou via cabo ( como por exemplo os serviços de telefonia, TV a cabo, etc. ). Esta infra-estrutura transportará dados, som, imagem, vídeo, etc., e estas informações estarão disponíveis para o acesso via computadores, televisão, rádio, etc., e a outros equipamentos que possam ter acesso a ela[3]. O mecanismo de acesso a informação bem como sua manipulação são conhecidos como serviços NII. Estes serviços serão incorporados a aplicações, hardware e/ou software, fornecendo assim mecanismos para comunicação, colaboração, pesquisa, acesso, manipulação e transporte da informação[1].

 

Além do aspecto técnico do NII, existe o aspecto social, onde ele fornecerá melhor qualidade de vida às pessoas, onde serviços públicos com os de saúde, educação, entretenimento e informações de interesse nacional como leis, constituição, etc., poderão estar disponíveis facilmente para as pessoas.

 

Apesar dos objetivos bem definidos existem alguns princípios que devem ser observados em algumas áreas, com relação ao NII. Estes princípios dizem respeito ao acesso universal e serviços, privacidade e segurança, propriedade intelectual, educação e aprendizado vitalício e comércio eletrônico.

 

Com relação a acesso universal e serviços o NII prevê uma padronização dos serviços oferecidos bem com o acesso interativo a eles, sendo que a partir daí as pessoas possam produzir mais em seu ambiente de trabalho e ter acesso as mais diversos tipos de informações.

 

A privacidade e segurança prevê que os serviços e dados serão protegidos mantendo a integridade dos usuários.

 

Já a propriedade intelectual tenta manter o direito, aos proprietários e criadores de software, documentos, etc., de comercializar e disponibilizar estes itens.

 

Com respeito a educação e aprendizado vitalício, o NII tenta fornecer acesso à informações geograficamente distribuídas e recursos remotos, melhorando assim, a qualidade do ensino, bem como o torna disponível a todas as pessoas, independentemente da sua localização e idade.

 

Por fim, o comércio eletrônico trará aos indivíduos a oportunidade de oferecer produtos e serviços de maneira mais direta e fácil, além disto, criará novos empregos.

 

Apesar do NII apresentar um panorama favorável no que diz respeito a manipulação e disponibilização da informação, onde esta não encontrará barreiras para atingir as pessoas influenciando até a maneira delas viverem[4], existe por outro lado algumas questões que precisam ser melhor avaliadas. Várias destas questões são levantadas por Simons em [5]. Basicamente os problemas levantados vão desde aspectos legais a infra-estrutura básica para fornecer os serviços e acesso aos dados.

 

 

3. ASPECTOS DO NII RELACIONADOS À ÁREA EDUCACIONAL

 

Os benefícios que o NII oferecerão à área educacional serão sem dúvidas relevantes, uma vez que com a infra-estrutura que o NII propõe implementar os limites da sala de aula não serão mais as quatro paredes e a disponibilidade do instrutor ou professor. Com o NII não existirão, teoricamente, limites geográficos ou temporais, uma vez que as pessoas (alunos) poderão assistir uma aula pelo computador, ou outro aparelho qualquer, de maneira interativa, isto é, interpelando o instrutor quando necessitar, neste caso a aula será síncrona e remota[6]. Porém o aluno também poderá assistir a aula assincronamente, uma vez que esta poderá ser gravada e assistida posteriormente e as perguntas poderão ser realizadas também de maneira assíncrona, e um instrutor ad hoc, ou não, poderá respondê-las posteriormente. Este processo poderá ocorrer não só remotamente mas também de maneira presencial, síncrona ou assincronamente[1,6].

 

Outro aspecto relacionado com o aprendizado é que no exemplo acima a presença do instrutor ou professor é necessária, de uma maneira ou outra.Podemos ainda ter os sistemas de auto-aprendizado, onde o tutoramento possa ser feito por software, isto é, um sistema tutor inteligente[7], onde este pode avaliar o desempenho do aluno, relacionar novos assuntos a disciplina, personalizar o acesso a disciplina, enfim, quase todo aprendizado será realizado sem intervenção de um instrutor ou professor. Estes sistemas tutores inteligentes poderão muito bem se beneficiar do NII para deixar o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico ainda.

 

Apesar de todo aspecto social em que o NII se envolve, temos ainda o aspecto tecnológico, onde, por exemplo, para disponibilizar os ambientes acima, seria necessário uma infra-estrutura de comunicação capaz de suportar a transmissão de vídeo e som em tempo real; também seria necessária uma interface amigável e intuitiva para facilitar a interação das pessoas com os sistemas; seria necessário também computadores capazes de manipular e armazenar grandes quantidades de informação, como também disponibilizá-las de acordo com a necessidade das aplicações que as tivesse solicitado.

 

Dos exemplos acima podemos identificar quatro pontos relevantes para uma análise do NII como uma abordagem que melhorará a qualidade do ensino e conseguirá disponibilizar a utilização da informação de maneira fácil e intuitiva, independente da natureza da informação. Estes pontos são: interface, colaboração,

representação e acesso à informação.

 

a.) Interface: no NII as informações de diferentes naturezas poderão ser combinadas para formar algo mais intuitivo para as pessoas. Por exemplo, através de um vídeo interativo, onde você poderá com um apontador na tela interagir com a imagem e que poderá, por sua vez, estar relacionada com outros tipos de informações. Isto pode ajudar muito na atividade de ensino, onde na apresentação de uma aula assíncrona as pessoas poderão interagir com o vídeo, por exemplo, colocando um "apontador" ( cursor ) sobre um quadro negro onde está uma fórmula qualquer, e através de uma interação do apontador com o quadro, será acionada uma janela onde poderá ser realizado um "zoom", ou esta trará mais detalhes sobre a fórmula ou exemplos de sua aplicação. Numa aula síncrona a interação do apontador com qualquer parte do vídeo pode sinalizar ao instrutor ou professor que alguém está querendo perguntar algo, ou que a pessoa deseja gravar aquela parte da aula, etc. Pode-se ainda imaginar que se chegará ao ponto onde a visualização das informações ( vídeo, som, imagens e dados ) será através de realidade virtual.

 

b.) Colaboração: o NII fornecerá uma forma canônica de troca de informações, onde poderá haver o compartilhamento das informações das mais diversas maneiras. Como exemplo podemos citar a vídeo conferência que fornecerá ao meio educacional maneiras de prover ensino a distância, assim como reuniões para discussão de assuntos relacionados a aulas, curriculum, interação de especialistas na composição de disciplinas, pesquisa, etc. Outro item que merece ressalva é a editoração colaborativa de documentos, isto é, várias pessoas compondo ( digitando ) o mesmo documento[1]. Este item pode ajudar instrutores, professores e especialistas ( convidados ) a prepararem o material de alguma disciplina. Esta facilidade é notória dado ao fato que o NII fornecerá não só uma forma canônica para compartilhar e se ter acesso a recursos, mas também dará suporte a manipulação de informações distribuídas[1].

 

c.) Representação: o NII facilitará a integração de vários tipos de informação mas também deverá fornecer meios comuns para sua representação ( vídeo, som, etc. ). No âmbito educacional, atividades como preparação de material das aulas, disponibilização das mesmas e interação com os alunos, serão facilitados. Aqui, também existe uma forma canônica, mas só que é a de representação da informação. Logo, a representação canônica indiretamente auxilia a atividade colaborativa citada em b.).

 

d.) Acesso à Informação: Neste item podemos identificar aspectos relacionados a disponibilidade e segurança da informação. Dado ao fato das informações se apresentarem de maneira distribuída na rede, mecanismos eficientes e seguros de acesso têm que ser disponibilizados, protegendo as pessoas que fazem acesso a informação e as pessoas que a disponibilizam. O NII preocupa-se com o acesso e segurança da informação. Com relação a qualidade do acesso as informações ele prevê uma infra-estrutura de comunicação de alta velocidade e cujo a tecnologia atenda a demanda, como por exemplo o ATM[1]. A segurança vem através da criptografia da informação transmitida, bem como o desenvolvimento de protocolos de transporte mais confiáveis do que os atualmente utilizados pelas redes atuais[1]. No ambiente educacional, atividades simples como assistir uma aula, necessitam de uma infra-estrutura que apresente eficiência na transmissão da informação, haja vista, que a aula pode requisitar acesso a recursos de hipermídia onde problemas de transmissão podem comprometer toda a aula, visto que esta pode ser síncrona. Outro item relevante aqui é a aplicação de avaliações. Estas requerem vários níveis de preocupação com relação a segurança, que vão desde a integridade das informações que trafegam na rede até identificação de quem está realizando o teste. Com relação a integridade das informações que trafegam na rede, a criptografia, pode garantir algum nível de segurança, fazendo com que se a informação for interceptada seja muito difícil sua identificação. Além da criptografia, outros mecanismos complementam a segurança das informações, como por exemplo tempo de validade da informação, timeouts, etc., além de outros mecanismos que podem sem implementados na própria aplicação, o que dificultará muito sua adulteração da informação. Com relação a identificação do aluno que irá fazer a prova, tecnologia de reconhecimento das digitais ou da íris do olhos podem ajudar mas não garantem que será o aluno que se identificou que realizará a avaliação.

 

 

4. CONCLUSÕES

 

O NII apresenta-se como uma solução atraente para implementação de várias aplicações em diversas áreas, onde aspectos como interface, colaboração, representação e acesso às informações, são imprescindíveis para fornecer um maneira fácil e intuitiva, bem como altamente disponível, de manipular diversos tipos de informação. Dentre estas aplicação podemos enquadrar as aplicações voltadas à área de ensino.

 

O NII fornecerá meios para as pessoas das mais diversas idades e que se encontram geograficamente em pontos distantes das instituições de ensino, poderem assistir e participar de cursos e treinamentos. Além da disponibilidade, o NII prevê que informações de origens distintas, possam ser apresentadas de maneira intuitiva, de tal maneira que o processo de aprendizado possa ser beneficiado.

 

Apesar de uma solução atraente para o desenvolvimento de aplicações no futuro, alguns problemas são levantados pelos especialistas da área. Tais problemas, se não resolvidos, poderão se tornar um empecilho à evolução do NII. A abordagem destes problemas está fora do escopo deste trabalho. Para mais informações vide [5].

 

Este relatório apresentou uma visão geral da infra-estrutura da informação, mais especificamente abordou o NII no âmbito educacional e como ele poderá oferecer qualidade no acesso à informação.

 

 

5. BIBLIOGRAFIA

 

[1] Dabrowski, Christopher et al., Modeling NII Services: Future Needs for

Standard and Interoperability, 1994, ACM Computer (Dec.) 203-217.

 

[2] Gershon, Hahum and Brown, Judith R., Computer Graphics and Visualization

in the Global Information Infrastructure, 1996, IEEE Computer Graphics (Mar.)

60-75.

 

[3] NIIAC, Fundamentals Principles for a National Information Infrastructure, 1995.

 

[4] Samuelson, Pamela, The NII Intellectual Propert Report, 1994, ACM Communication

(Dec.) 21-27.

 

[5] Simons, Barbara, Questions About the NII, 1994, ACM Communications (Jul.) 170.

 

[6] Fluckiger, François, Taxonomy of Multimedia Application - Understanding

Networked Multimedia, 1995, Prentice-Hall, 109-121.

 

[7] Coelho, Marcelo M., Definição de um Módulo Hipermídia Adaptativo para Integrar

Sistemas Tutores Inteligentes, 1997, ITA.

 

[8] NCC-TET, Reports: NII Requirements for Education e Training, 1994.