IA-368 Tópicos em Engenharia de Computação V
Professores: Léo Pini Magalhães e Ivan Luiz Marques Ricarte
GRUPO G2
845253 Armando Luiz Nicolini Delgado
delgado@dca.fee.unicamp.br
876091 Marcos Lordello Chaim
chaim@dca.fee.unicamp.br
972407 Firmiano Ramos Perlingeiro
firmiano@decom.fee.unicamp.br
935398 Luiz Gonzaga da Silveira Junior
gonzaga@dca.fee.unicamp.br
Em Direção às Infra-estruturas de Informação
Considerando o que foi estudado e discutido ao longo deste curso, comente/critique a validade da seguinte afirmação, fornecendo exemplos (ou contra-exemplos) que suportem seus comentários:
"The following principles provide guidance on how the NII can best bring substantial benefits in the area of education and lifelong learning."
.........
"By the year 2000, all communities and all people should have convinient access to information and learning resources available through the NII in their schools, colleges, universities, libraries, and other community-centered institutions."
1. Introdução:
Percebendo a importância estratégica do uso adequado dos recursos da informação, e do impacto que o mesmo representa sobre todos os resultados obtidos por uma nação, o governo norte americano criou ao final de 1993, o NIIAC (National Information Infrastructure Advisory Council)[25], com a missão de aconselhar o próprio governo, bem como traçar linhas estratégicas, metas e prever os desafios da utilização da Infra-Estrutura Nacional de Informação - NII (National Information Infrastructure).
Entende-se como Infra-Estrutura Nacional de Informação todos os meios e recursos de comunicação, todos os repositórios de informações e toda a capacidade de processamento disponíveis, possíveis de serem acessadas, proporcionando ao povo americano a possibilidade de beneficiar-se de todos esses recursos.
O adequado uso desses recursos deve se traduzir em melhoria da qualidade de vida da população em geral, educação, saúde, entretenimento, aprimoramento na participação democrática, melhoria no desempenho da econômia, entre outras.
O NIIAC estabeleceu os seguintes princípios:
acesso universal, privacidade e segurança, propriedade intelectual, educação e aprendizado contínuo e comércio eletrônico.
2. A meta:
A sentença acima colocada, estipulando prazo até o ano 2000[25], refere-se ao acesso e serviços da NII, e que os mesmos devem estar disponibilizados em todas instituições governamentais e não governamentais, públicas ou privadas, relacionadas com a comunidade, como escolas, bibliotecas, prefeituras, associações, clubes, sindicatos, empresas, etc. Isto garantiria a possibilidade de qualquer cidadão, em qualquer lugar do país ter acesso fácil e conveniente a essa infra-estrutura.
Quanto à afirmação que a implementação dos princípios de orientação de como a NII pode trazer benefícios substanciais nas áreas de educação e aprendizado contínuo, podemos dizer que é correta, pois a disponibilidade de recursos e a facilidade de acesso aos mesmos são impulsionadores da educação e do aprendizado.
A NII multiplica os mecanismos de consulta, quantidade de fontes, proporcionado diferentes visões, possibilitando a melhoria da qualidade da discussão sobre determinado tema.
Um exemplo simples deste contexto, é a facilidade que um estudante qualquer, tendo acesso fácil à NII, fazendo uma busca sobre determinado assunto, irá obter certamente uma gama enorme de informações a respeito do mesmo, sob diversos pontos de vista. Podemos considerar isto, como um impulsionador, comparado com os meio tradicionais de pesquisa. Mas ao mesmo tempo, em função das limitações dos atuais mecanismos de busca na Web, há necessidade de muito cuidado com a seleção da informação obtida, para se conseguir qualidade no resultado, há necessidade de se confirmar a validade da mesma.
Considerando a meta do ano 2000 para que todas as instituições ligadas a comunidades possam fornecer acesso fácil à NII, para todo a população em geral, achamos factível. Dado ao nível de recursos de informação já disponível nos Estados Unidos da America. Hoje já existem muitas instituições americanas tratando de suas proprias infra-estruturas de informação, seguindo os moldes do NIIAC: Universidades como Harvard e Illinois, John F. Kennedy School of Government, Georgia Institute of Tecnology, Department of Defense [28], entre outras. O que não seria possível afirmar considerando um país do terceiro mundo, onde nem as condições básicas, como moradia, alimentação, saúde e educação foram ainda conseguidas para a maioria da população.
3. Limitações Tecnológicas:
A validade das afirmações acima, para a data pretendida, ficam restritas às limitações existentes hoje na Web, sob o ponto de vista do que entendemos ser um ambiente educacional suportado por todos os recursos vislumbrados como: hipermídia, CSCW, ambientes de informação distribuídos suportados por rede de comunicações de altas taxas de transmissão com fornecimento de qualidade de serviço e com protocolos de alto desempenho, viabilizando o ensino não presencial síncrono ou assíncrono na sua plenitude ("a sala de aula, não ficará restrita a paredes"...[25]).
Com a sensível queda nos preços das fibras óticas, até mesmo no terceiro mundo, e a queda dos preços dos acessos faixa larga,via rádio e satélite, em fução de um mercado competitivo, pode-se dizer que não é difícil que instituições tenham no prazo previsto acesso de boa qualidade à rede.
Por outro lado, embora o ATM (Asynchronous Transfer Mode)[27], protocolo de transporte de informação capaz de prover qualidade de serviço, garantindo uma rede confiável de faixa larga, já seja uma realidade tecnológica nas redes de telecomunicações americanas ( já é utilizado pela GTE, Sprint, AT&T, entre outras ), contudo fica restrito aos principais backbones dessas empresas, não tendo a capilaridade necessária para alcançar cidades e comunidades de pequeno porte. Esse aspecto é um fator limitante crucial, para a implementação de todas as facilidades previstas em um ambiente educacional sem fronteiras.
Para tornar o ambiente educacional realmente "sem paredes", com efetiva tecnologia de colaboração, há necessidade de melhoria nos seguintes aspectos:
1. introdução efetiva do CSCW (Computer Suported Cooperative Work), que pode ser definido como a área de pesquisa que concentra o desenvolvimento de sistemas baseados em computador para melhoror suportar o trabalho de grupos de usuários com interesses, objetivos ou atividades comuns[3], criando um ambiente educacional e de aprendizado contínuo para as instituições de ensino oficiais ou desenvolvimento das pessoas de modo geral;
2. para implantação do CSCW em sua plenitude, há necessidade da utilização dos recursos da Hipermídia, que contempla as características do hipertexto, como estrutura associativa não linear e não hierárquica, adicionada da multimídia que é a possibilidade da representação da informação em diversos tipos de mídia [1,2] (como texto, gráficos, audio, video, etc..);
3. há necessidade de se aprimorar a interatividade com a Web, hoje são disponíveis uma grande variedade de mecanismos para tanto, dentre os quais destacamos Java e CGI [12,13 e 15] e suas extensoes (Castanet e Servelets [14]), mas ainda existem alguns fatores limitantes em termos de desempenho tratando-se de ambientes distribuidos e heterogêneos;
4. a nível de comunicação há ainda necessidade de uma evolução concreta dos protocolos de comunicação e de aplicação, para que a informação possa ser tratada efetivamente como hipermídia, eliminando-se de "gargalos", obtendo uma melhoria na arquitetura de distribuição da informação, portabilidade das aplicações, integração de diferentes ambientes e arquiteturas. Neste aspecto existem vários esforços, onde destacamos o ATM (Asynchronous Transfer Mode)[27], IP versão 6, o RSVP (Resource Reservation Protocol)[23, 24] e o HTTP (HiperText Transfer Protocol) versão 1.1[29].
5. em termos de programação e distribuição a dupla Java e Corba [19,20,21 e 22] aparecem como uma solução promissora, mas quando operam sobre redes sem QoS, não são capazes de garantir a integração com qualidade de serviço;
6. a visualização e a computação gráfica são requerimentos básicos para a melhoria da Web, tornando-se os pontos de maior impacto para o desafio da GII (Global Information Infrastructure)[26], permitindo a variação da representação (a representação pode ser modificada), variação dos dados (os dados podem ser mudados rapidamente), animação dos dados, interatividade, estabelecimento de hiperlinks e colaboração. No entanto ainda existem problemas de resolução e fatiga visual.
4. Conclusões:
A meta estabelecida é possível de ser atingida, considerando-se a acessibilidade à NII a nível de entidades comunitárias, limitada as condições atuais da Web. Contudo a o propósito de se obter as vantagens reais em termos educacionais e de aprendizado contínuo, requerem recursos tecnológicos e mesmo de infra-estrutura, que embora bem encaminhados, ainda não estão totalmente resolvidos.
"A aula sem paredes..." [40], requer aplicação total de conceitos com Hipermídia, CSCW, redes de alto desempenho, mecanismo eficientes de distribuição e processamento da informação e recursos de computação gráfica que permitam visualização de alta resolução para eliminação da fadiga visual [41].
Em outras palavras, "a tecnologia deve se adaptar às pessoas"....
5. Bibliografia:
1. The architecture of hypertext systems
P. M. E. De Bra
Eindhoven University of Technology, 1997
2. What is hypertext?
Charles Deemer
Northwestern University's journal for New Media Authoring, |T|E|L|E|C|I|N|E|: Volume 3, Summer 1995
3. CSCW: History and focus
Jonathan Grudin
IEEE Computer, 27(5):19-26, 1994
4. HTML 4.0 Specification
Dave Raggett, Arnaud Le Hors, Ian Jacobs (Eds.)
REC-html40-971218, The World Wide Web Consortium, 1997
5. Extensible Markup Language (XML) 1.0
Tim Bray, Jean Paoli, C. M. Sperberg-McQueen (Eds.)
REC-xml-19980210, The World Wide Web Consortium, 1998
6. XML, Java, and the future of the Web
Jon Bosak
Sun Microsystems, Last revised 1997.03.10
7. Extensible Markup Language (XML): Part 2. Linking
Tim Bray, Steve DeRose
W3C Working Draft, July-31-97
8. What's the point of XML?
Ed Tittel
SunWorld, February 1998
9. Analysis of HTTP Performance
Joe Touch, John Heidemann, Katia Obraczka
USC/Information Sciences Institute, August 16, 1996
10.Dynamic argument embedding: Preserving state on the World Wide Web
Arun Iyengar
IEEE Internet Computing, 1(2):50-56, March/April 1997
Disponível através da IEEE Digital Library (acesso restrito)
11.HyperText Transfer Protocol
The Web Developer's Virtual Library, 1997
12.CGI: The Common Gateway Interface for Server-side Processing
The Web Developer's Virtual Library, 1997
13.Overview of Applets
in The Java Tutorial: Object-Oriented Programming for the Internet, 2nd Ed.
Mary Campione, Kathy Walrath
java.soft.com, March 1998
14.Dynamic WebPages in Java: Servlets
Benoît Marchal
Digital Cat's Java Resource Center, November 1997.
15.Java beyond the browser: The channel metaphor
Bill Venners
JavaWorld 1(10), December 1996.
17.Prelude to CGI
em Introduction to CGI/Perl, Capítulo 1
Steven E. Brenner, Edwin Aoki
M&T Books, 1996
18.Bridging boundaries: CORBA in perspective
Sean Baker, Vinny Cahill, Paddy Nixon
IEEE Internet Computing, 1(5):52-57, September/October 1997
Disponível através da IEEE Digital Library (acesso restrito)
19.Java, RMI and CORBA
David Curtis
Object Management Group, 1997
20.When to use CORBA
Jeremy Rosenberg
Javology 2(3), April-May 1997
21.Using Java applets and CORBA for multi-user distributed applications
Eric Evans, Daniel Rogers
IEEE Internet Computing 1(3):43-55, May-June 1997
22.Client/server, CORBA/Java-Style
em Client/server programming with Java and CORBA
Robert Orfali, Dan Harkey
John Wiley and Sons, 1997
23.Internet protocols for multimedia communications - Part I: IPng - The foundation of Internet protocols
Torsten Braun
IEEE Multimedia, 4(3):85-90, July-September 1997
24.Internet Protocols for Multimedia Communications - Part II: Resource reservation, transport, and application protocols
Torsten Braun
IEEE Multimedia, 4(4):74-82, October-December 1997
25.Common ground: Fundamental principles for the National Information Infrastructure
Report of the National Information Infrastructure Advisory Council
March 1995
26.Computer Graphics and Visualization in the Global Information Infrastructure (special report)
N. Gershon, J.R. Brown et al.
IEEE Computer Graphics and Applications, 16(2):60-75, March 1996
27.Asynchronous Transfer Mode – Solution for Broadband ISDN
Martin De Pryker. Prentice Hall. 1995.
28.
http://govinfo.kerr.orst.edu/govdoc/29. 11.HyperText Transfer Protocol versao 1.1
The Web Developer's Virtual Library