CSCW - Computer Supported Cooperative Work

Grupo H2
Luiz gonzaga - RA 935398 (relator)
Rossano Pablo Pinto - RA 973273
Márcia de Fátima Pimenta - RA 984229
Marcelo Tilli - RA 973624
Sérgio Luiz Moral Marques - RA 898859

Introdução

A infra-estrutura atual de estações de trabalho e computadores pessoais em rede e a disponibilidade de áudio e vídeo entre estes ``end-points'', torna fácil as pessoas realizarem atividades de cooperação e preencherem a lacuna espaço e tempo,i.e., pessoas geograficamente separadas ou não, podem realizar as tarefas em tempo-real ou em instantes distintos [6], [1].

CSCW é a área de pesquisa que enfoca o papel do computador neste trabalho em grupo e busca mecanismos computacionais para explorar a máxima sinergia no grupo, como definir os grupos de trabalho e como conduzir os problemas de CSCW em aplicações interdisciplinares, como sociologia e psicologia [4].

Junção Hypermedia-CSCW sob a Óptica Tecnológica

Halasz [2] sugere que a hypermedia seria o meio natural para o suporte ao trabalho cooperativo, como veículo para criação de anotações, manutenção de múltiplas organizações de um conjunto de informação e transferência de mensagens. No entanto, ressalta a necessidade dos sistemas hypermedia contemplarem, dentre outros, mecanismos para:

Em resposta à algumas das ressalvas acima, as propostas na área de hypermedia buscam definir padrões para estruturação de linguagens para produção de documentos compostos por diferentes ``medias'', como é o caso da iniciativa do ``HyTime'' [5]. No entanto, o processo de cooperação, exige pelo menos uma componente adicional à produção e ao acesso a informação, a coordenação de atividades de cooperação. Então, como a coordenar das atividades de cooperação em ambientes hypermedia colaborativos ? Para tal Steinmetz [6] propõe uma componente de controle adicional à matriz espaço/tempo proposta por  [1].

A componente de controle estabelece como as informações são passadas ao grupo de trabalho e o status dos elementos do grupo durante uma sessão cooperativa. Com isso, completamos as exigências iniciais e temos ``o ambiente hypermedia colaborativo básico'' sugerido por Halasz [2].

Este ambiente hypermedia básico é suficiente para suportar qualquer atividade colaborativa ? Seguramente NÃO. Taxonomias de CSCW  [6], [1] apresentam uma classificação bastante limitada às aplicações existentes até então, enfocando principalmente àquelas advindas da área de multimídia. No entanto, é sabido que aplicações gráficas 3D em ambiente colaborativo carecem de outros mecanismos para a sua viabilização [3]. Por exemplo, a existência de telepointing é imprencindível ao processo de cooperação em uma ambiente gráfico 3D cooperativo síncrono.

Tarefas colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador

Dentre as tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais mediadas por computador enumeramos as seguintes:

  1. aulas/conferência;
  2. discussão entre grupos;
  3. elaboração de atividades experimentais e documentação;
  4. tutoriais

Dentre as tarefas relacionadas acima, todas que necessitam de interação entre as partes envolvidas se beneficiam da junção hypermedia/CSCW, pois ambientes hypermedia colaborativos buscam o suprir lacunas na produção e no acesso a informação por um grupo de pessoas. Particularmente, atividades elaboradas por um grupo geograficamente disperso necessitam de recursos adicionais para colaboração em relação às atividades realizadas por um grupo que compartilha um mesmo espaço físico. Por exemplo, canais de vídeo e áudio seriam basntante úteis.

Considerações Finais

Nós apresentamos as definições básicas sobre CSCW e discutimos a junção de CSCW/Hypermedia tomando como base a taxonomia e uma visão geral descrita [4, 6, 1, 5, 2]. No entanto, aspectos técnológicos de qualidade de serviços(QoS) não abordados em nossa discussão, são de vital importância para a concepção de sistemas colaborativos síncronos, que pretendem congregar funcionalidades de áudio/vídeo em tempo-real em ambiente de rede. O QoS é um conceito que visa especificar como ``bons'' serviços de rede podem ser oferecidos para atender as heterogeneidade dos requisitos vindo de diferentes aplicações. Por isso, resolvemos mencionar aqui e deixar a informação em suspense para futuras discussões.

Referências

1
F. Fluckiger. Understanding Networked Multimedia, chapter Taxonomy of Multimedia Applications, pages 109-121. Prentice Hall, 1995.

2
F. G. Halasz. Reflections on notecards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems. Communications of ACM, 31(7):836-852, July 1998.

3
[on-line] http://www.egd.igd.fhg.de/zgdv/projekte/tobaco_e.html. Tobaco - cooperative modeling with corba.

4
Tom Rodden. A survey of cscw systems. Technical report, Department of Computer Science - Lancaster University, 1992.

5
V.T. Newcomb S.R. Newcomb, N.A. Kipp. the "hytime": Hypermedia/time-based document structuring language. Communications of ACM, 34(11):67-83, 1991.

6
R. Steinmetz and K. Nahrstedt. Multimedia: Computing, Communications & Applications. Prentice Hall, 1995.

Luiz Gonzaga da Silveira Jr.
Fri Mar 20 15:59:57 EST 1998

Comentários dos instrutores:


Nota: C

Texto:  resumido, poderia ter-se estendido mais
         Definicoes: incompletas
Juncao H/CSCW: OK
Exemplos: OK
Detalhes 1 exemplo: superficial

Observacoes:
  . nao explorou a questao da componente de controle (introduzida
    no texto).
  . o que e' telepointing (tambem introduziu mas nao explorou). O que
    tem a ver com Hipermidia ?
  . (imediatamente antes das consideracoes finais): Por exemplo,
    canais de video e audio seriam bastante uteis -> como ?
  . consideracoes finais: faltou relacionar com hipermidia.