IA 368 - Tópicos em Engenharia de Computação V

 

Tecnologia da Infra-estrutura de Informação em Ambientes Colaborativos de Ensino

 

Tema para discussão: CSCW - Computer Supported Cooperative Work

 

Grupo G2:

Luciana Meneghel

Marcelo Morandini

Ricardo Concilio (relator)

Ricardo Tadeu

 

 

 

  1. Objetivos

Apresentar uma relação entre hipermídia e trabalho colaborativo, traçando um paralelo com atividades características do ambiente de ensino que poderiam ser mediadas por computador.

 

 

  1. Junção hipermídia/trabalho colaborativo

Através da definição de hipermídia dada em Halasz [1] como sendo um estilo de construção de sistemas para a representação e gerenciamento da informação através de uma rede multimídia conectada por nós e links. Considerando, agora, a definição de CSCW ("Computer-Supported Cooperative Work") dada em Fluckiger [2] como sendo uma disciplina de trabalho baseada em sistemas computacionais para suportar e melhorar o trabalho em grupo de usuários com objetivos em comum.

Analisando as definições apresentadas acima, verifica-se que CSCW é uma forma de trabalho que pode ser empregada através da ferramenta hipermídia permitindo a propagação da informação de maneira colaborativa. A justificativa dessa análise se encontra em Halasz [1] que diz que a hipermídia é um meio natural para suportar trabalho colaborativo, criando anotações, mantendo organizações múltiplas de materiais e gerenciando a transferência de mensagens entre usuários assíncronos, sendo estas atividades que representam a base de qualquer trabalho colaborativo. Completa, ainda, dizendo que a hipermídia é adaptado para suportar essas atividades.

 

 

3. Taxonomia de Aplicações Multimídia

Utilizando a definição apresentada por Menezes [3], multimídia não é apenas uma maneira de apresentar informações ao usuário como se ele fosse um mero recipiente passivo; multimídia é uma forma que o usuário tem para interagir ativamente com as informações, buscando-as, recuperando-as e interligando-as de modo a construir novas concepções.

 

Segundo Fluckiger [2] as aplicações multimídia são divididas em duas grandes categorias:

 

De acordo com a mesma referência citada acima, existe uma significante interação entre CSCW e aplicações multimídia people-to-people. Mais uma vez esse tipo de aplicação pode ser subdividido em outras duas categorias, dependendo do modo como é utilizado, ou seja, em tempo real ou de maneira assíncrona.

 

As aplicações em tempo real ou síncronas incluem:

 

Por outro lado, as aplicações assíncronas incluem:

 

Por sua vez, as aplicações people-to-systems se classificam em duas grandes categorias, dependendo do tipo de acesso ao sistema:

 

 

 

  1. Atividades características do ambiente de ensino

Traçando um paralelo entre a taxonomia de aplicações multimídia comentada no item anterior e um sistema colaborativo de ensino, visualizam-se alguns exemplos de tarefas que poderiam ser realizadas conforme a classificação apresentada.

 

Aplicações People-to-people de maneira síncrona:

 

De modo assíncrono, colocam-se:

 

Por sua vez as aplicações people-to-systems podem ser exemplificadas como a seguir:

 

 

 

  1. Conclusão
  2. As que mais se beneficiariam da junção CSCW/Hipermídia seriam as tarefas síncronas (já comentadas no item Taxonomia de Aplicações Multimídia), uma vez que as informações disponibilizadas no sistema são melhores aproveitadas pelos usuários devido ao fato de haver interação entre todos os envolvidos.

     

     

  3. Referências Bibliográficas

[1] Halasz, F. G.: Reflections on NoteCards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems, Communications of the ACM 31(7), pp.836-852, July 1988.

 

[2] Fluckiger, F.: Understanding networked multimedia: Applications and technology, , Prentice Hall, capítulo 6, pp.109-121, 1995.

 

[3] Menezes, G. G.: As Metodologias da Produção de Multimídia, IX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 1996.

 

[4] Grudin, J.: CSCW: History and Focus, IEEE Computer, 27(5): 19-26, 1994.

 


Comentários dos instrutores:


Nota: C

Texto:  correto (numeros das secoes estao errados). Falou de Multimidia
        na "taxonomia", deveria ter falado de hipermidia/hipertexto    
Definicoes: corretas
Juncao H/CSCW: correta
Exemplos: OK
Detalhes 1 exemplo: exemplo escolhido nao e' hipermidia


A conclusao deveria ter sido mais elaborada, ja' que nao e'
consequencia direta do texto anterior. Porque as tarefas
que mais se beneficiariam da juncao cscw/h seriam
as tarefas sincronas ?