CSCW: Computer Suported Cooperative Work

 

Marcos L. Chaim

Ivan Granja

Firmiano Ramos Perlingeiro

Maria Angelica Calixto de A. Cardieri

 

Relator: Ivan Granja

Sumário:

  1. Introdução
  2. Junção Hipermídia-CSCW sob a Óptica Tecnológica
  3. Enumeração das Tarefas com Características Colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador
  4. Instrução Multimídia: A Tarefa que mais se Beneficiaria da Junção Hipermídia-CSCW
  5. Conclusões
  6. Referências Bibliográficas

 

1. Introdução

Desde os tempos mais remotos, a principal inquietação do ser humano sempre foi entender o mundo à sua volta. Uma das formas de se acelerar a produção do conhecimento que provê suporte ao entendimento desse mundo está no trabalho cooperativo. Nos últimos dez anos o interesse nessa área vem se tornando crescente, especialmente após a viabilização da computação pessoal (aplicações single-user) [1]. A crescente necessidade de troca dessas informações pessoais levaram a cunhagem do termo CSCW (Computer Supported Cooperative Work) para descrever os interesses comuns sobre as áreas relacionadas à cooperação.

CSCW é uma área de pesquisa de natureza multi-disciplinar e congrega, dentre outras, computação, economia, antropologia e educação. CSCW pode ser definido como a área de pesquisa que concentra o desenvolvimento de sistemas baseados em computador para dar suporte e melhorar o trabalho de grupos de usuários com interesses, objetivos ou atividades comuns, bem como o entendimento dos efeitos do usos desse tipo de sistema [2]. Apesar dessa definição comum, existem diferenças entre as abordagens usadas por pesquisadores Americanos, Europeus e Japoneses [1].

Define-se Hipermídia através da combinação dos conceitos de hipertexto (termo que é caracterizado pela navegação de ligações arbitrárias entre segmentos de dados, permitindo a personalização da percepção dos mesmos) e multimídia (termo usado para descrever a utilização de diversos tipos de mídia para representação e uso da informação) [3]. Resumidamente, hipermídia contempla as características do hipertexto, como estrutura associativa não linear e não hierárquica que pode ser usada para registrar dados de diferentes tipos de mídia

A implantação de CSCW em sistemas baseados em computador caracteriza o termo groupware [2]. O uso de recursos multimídia não é imperativo para essa caracterização, mas seu uso tem se tornado cada vez mais freqüente, uma vez que representa um meio natural de suporte ao trabalho colaborativo [4].

Este trabalho tem como objetivos caracterizar a junção da área de CSCW com a tecnologia multimídia e enumerar as tarefas relacionadas com educação que mais se beneficiariam dessa fusão.

2. Junção de Hipermídia e CSCW sob a Óptica Tecnológica

Para que possa ser realizada uma fusão entre hipermídia e CSCW tomaremos a WEB como base tecnológica hipermídia, por se tratar da mais utilizada nos dias atuais.

Se o termo representado pela sigla CSCW for bem analisada, será notável a presença de três termos fundamentais para seu entendimento: comunicação em grupo, uso de computadores e trabalho. Assim, pode-se sumariar esse conceito como base para o suporte da comunicação em grupo no ambiente de trabalho, utilizando-se o computador com ferramenta de trabalho [2]. Conforme já citado, a comunicação multimídia é a forma mais natural de suporte ao trabalho colaborativo [4], e deverá tornar essa necessidade de comunicação através do computador mais ágil, fácil e produtiva, uma vez que, hoje em dia, as relações de trabalho não acontecem necessariamente "sob o mesmo teto". Nesse contexto, multimídia pode ser encarada como um fator multiplicativo da informação, fato que vai ao encontro da agilidade e produtividade que são cada vez mais requeridas nos ambiente de trabalho cooperativos.

Se a hipermídia é o caminho mais natural para a viabilização de CSCW, o mesmo não pode ser dito sobre os moldes atuais da World Wide Web (WWW) como padrão de suporte à comunicação hipermídia em rede. No modelo atualmente em uso, a WWW representa apenas um embrião das verdadeiras necessidades da efetiva comunicação multimídia em rede, ou seja, será necessário estender o atual padrão da WWW para que CSCW faça uso efetivo de comunicação hipermídia. Halasz [4], já apontou os sete itens que precisam ser considerados nas próxima geração de sistemas hipermídia (e.g., consulta, composição e atualização de documentos, computação na rede, controle de versão, extensibilidade, personalização e suporte ao trabalho colaborativo). Além disso, outros requisitos de infra-estrutura da própria rede deverão ser providos (e.g., aumento da banda de passagem, incorporação de protocolos ATM, introdução de qualidade de serviço), para que essa comunicação possa tornar-se de realmente efetiva [5,6].

Assim, se a Taxonomia de Aplicações Multimída proposta por Flukiger [2] for analisada, será possível observar que muitas ainda não são implementáveis, em particular no contexto de CSCW. Pode-se dizer que as algumas aplicações assíncronas ou síncronas, baseadas essencialmente em texto são suportadas nos molde atuais da WEB (e.g., Email, telnet, ftp). Outras aplicações, que necessitariam de informações essencialmente multimídia, seja na forma de comunicação síncrona como assíncrona, ainda não são suportadas. Pode-se citar como exemplo a impossibilidade da implementação da Teleconferência Multimída em Grupo (natureza síncrona), devido a não incorporação de protocolos como o ATM, com banda larga e qualidade de serviço. Outras como a troca de documentos multimídia (seja de natureza síncrona ou assíncrona) seria atualmente inviável em um ambiente de trabalho colaborativo devido a falta de protocolos que tratem de maneira completa a informação multimídia (Padrão HyTime [7] tenta incorporar essas características). Além disso, aplicações desse tipo (e.g., co-autoria) ficam extremamente prejudicadas devido à falta da existência de padrões de controle de versão dos documentos. A implementação do controle de versões torna-se ainda mais importante na medida em que deverá permitir também a definição de protocolos de controle de concorrência mais flexíveis e adequados ao ambiente de trabalho cooperativo.

 

3. Enumeração das Tarefas com Características Colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador

Devido à própria natureza das atividades relacionadas à educação, as pesquisas de CSCW vêm a cada dia aumentando sua incursão nas tarefas colaborativas da área de educação que podem mediadas por computador. Dentre estas atividades, destacam-se:

    1. Instrução Multimídia (people-to-people, síncrona), que é caracterizada pela utilização da multimídia para a instrução através de computador. Conforme já citado, existem fatores de infra-estrutura da própria rede que inviabilizam a larga utilização desse tipo de tarefa.
    2. Co-Autoria (people-to-people, assíncrona ou síncrona), que permitiria a colaboração na confecção de material de aula, preparação de outras atividades (exercícios e provas), pesquisa e atualização de material bibliográfico, etc. Nesse caso, o controle de versões (ainda não implementado pela WWW) é mais um fator que limita a implantação desse tipo de tarefa (além dos já citados no item anterior).
    3. White-Board (interpessoal, síncrona), que tornaria possível a utilização de um fórum de debates, durante o processo de Instrução Multimídia, fato que tornaria essa comunicação mais próxima do processo tradicional (por exemplo tirar dúvidas durante uma aula). White-Board representa a comunicação entre um número restrito de pessoas.
    4. Comunicação Informal (interpessoal, síncrona), que tornaria viável a livre comunicação entre as pessoas em moldes parecidos com os implementados em white-board, porém com número irrestrito de participantes (um de cada vez). Como exemplo, poderíamos citar uma sessão de dúvidas sobre um assunto de interesse geral de uma comunidade acadêmica, que poderá despertar interesse em um grupo muito maior que a turma de alunos de uma disciplina..

 

4. Instrução Multimídia: A Tarefa que mais se Beneficiaria da Junção Hipermídia-CSCW

A evolução da tecnologia que serve de base para a comunicação multimídia entre pessoas geograficamente distantes deve ser encarada como uma tendência dos dias atuais. Porém é importante perceber que esse novo tipo de comunicação não veio para substituir a comunicação face a face, mas sim para complementá-la. Existem situações (que serão discutidas posteriormente) em que a comunicação presencial faz-se necessária.

Não há dúvidas que a Instrução Multimídia evoluirá muito se os problemas relacionados a WWW e de infra-estrutura de rede forem solucionados. Algumas constatações são importantes para a caracterização de sua maior relevância em relação a outros tipos de tarefas em ambiente educacionais multimídia baseados em computador. Dentre essas, podemos citar a flexibilidade de reprodução do conhecimento gerado, a facilidade de cobertura da crescente carência de professores bem qualificados em determinadas áreas de conhecimento (em especial em nosso país), além de ser uma ferramenta poderosa no auxílio à carente infra-estrutura de ensino.

As últimas duas constatações anteriores parecem ser incoerentes em um país como o Brasil que ainda não resolveu seus problemas básicos de infra-estrutura no ensino (e.g, professores qualificados, número suficiente de salas de aula); porém mesmo em nosso país, uma boa parte dos estudantes (especialmente os de melhor renda) possuem computadores em suas casas. A utilização dos recursos da educação à distância para esse tipo de população (em partes selecionadas de seu curriculum acadêmico) pode tornar viável a entrada de novos alunos no sistema tradicional de ensino sem que muitos recursos de investimento (e.g., construção de novas salas de aula) fossem aplicados na chamada educação tradicional. Num segundo momento, o acesso às populações de baixa renda a Educação à Distância poderia ser viabilizada com investimento na criação, atualização e adequação dos laboratórios das escolas destinas a esse público. Esse assunto é naturalmente polêmico, e ainda deve gerar muita discussão entre as partes envolvidas (e.g, partes do curriculum que poderão ser adequadamente implementadas à distância, necessidade da escola como meio de inserção social, etc…) .

Finalmente, é importante observar também que o simples uso da Instrução Multimída não caracterizará avanços no processo de aprendizagem se outras tarefas complementares não forem utilizadas. Por exemplo, não basta ter uma boa aula preparada em ambiente multimídia e transmiti-la através da rede. É fundamental que os estudantes tenham acesso (preferencialmente em tempo real) aos professores e instrutores para tirar dúvidas, fazer comentários e observações sobre o assunto em discussão, de forma a prover novas formas alternativas de aprendizado e complementarão ao que foi exposto durante a aula Multimídia. A utilização de White-Boards poderá ser uma das formas usadas para a complementação desse processo.

 

5. Conclusões

Neste texto os termos hipermídia e CSCW foram caracterizados, bem como alguns relacionados (e.g, groupware, hipertexto). A junção desses termos foi discutida sob a óptica tecnológica, quando ficou caracterizado que tanto a WWW (sistema hipermídia padrão nos dias atuais) como a infra-estrutura de rede precisam solucionar graves problemas (e.g, controle de versão, controle de concorrência, implementação de protocolos ATM, aumento da banda de passagem) para que a utilização de multimídia em educação seja viável. Finalmente, ficou caracterizada a Instrução Multimídia como a tarefa que mais tem a ganhar com a viabilização dessa junção, especialmente se for utilizada de forma complementar à outras tarefas multimídia de comunicação à distância.

 

6. Referências Bibliográficas

[1] Jonathan Grudin "CSCW: History and focus", IEEE Computer, 27(5) pp.19-26, 1994.

[2] François Fluckiger, Taxonomy of multimedia applications in "Understanding networked multimedia: Applications and technology" Capítulo 6, pp.109-121, Prentice-Hall, 1995.

[3] Toledo, Carlos Miguel Tobar e Ricarte, Ivan Luiz Marques "Sobre Tipos de Ligações em Modelos de Dados para Hipermídia", Instituto de Informática - PUC-Campinas e FEEC - UNICAMP.

[4] Frank G. Halasz, "Reflections on NoteCards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems", Communications of the ACM 31(7), pp.836-852, July 1988.

[5] Onvural, R.O, Assynhronous Transfer Mode Networks – Performance Issues, Artech House, 1995.

[6] Antony Alles, "ATM Internetworking", obtido através do endereço _ HYPERLINK http://www.sisco.com/warp/public/614/12.html __http://www.sisco.com/warp/public/614/12.html_ .

[7] Steven R. Newcomb, Neill A. Kipp, Victoria T. Newcomb, "The ‘HyTime’ Hypermedia/Time-based Document Structuring Language", Communications of the ACM 34(11), pp.67-83, November 1991.

 


Comentários dos instrutores:

Nota: C

Texto:      a utilizacao dos termos multimidia e hipermidia (dando a
            impressao de sinonimos) nao foi feliz.
Definicoes: corretas
Juncao H/CSCW: correta
Exemplos: OK
Detalhes 1 exemplo: exemplo escolhido nao e' hipermidia