Tema: CSCW - Computer Supported Cooperative Work

Armando Delgado

José Roberto Vasco

Marcelo Araújo

Silvio Evangelista - Relator

 

 

Introdução

 

O termo CSCW (Trabalho Cooperativo Suportado por Computador) foi criado na década de 80 por Paul Cashman e Irene Grief, quando organizaram um seminário, reunindo pesquisadores de várias disciplinas que compartilhavam o interesse pela forma com que as pessoas realizam suas atividades de trabalho. O CSCW pode ser definido como o campo de pesquisa para o estudo das técnicas e metodologias de trabalho em grupo e das formas pelas quais a tecnologia pode auxiliar este trabalho [GRUD-94].

Os termos CSCW e groupware podem causar algum tipo de confusão, dado que aparecem juntos em muitas referências. Todavia, enquanto o CSCW é empregado para designar a pesquisa na área do trabalho em grupo e a forma pela qual os computadores podem apoiá-lo, o groupware tem sido utilizado para indicar a tecnologia, em termos de hardware e software, engendrada pela pesquisa em CSCW [FLUC-95]. Assim, pode-se citar os sistemas de correio-eletrônico, os sistemas de suporte a teleconferências, os sistemas suporte à decisão e os sistemas de co-autoria como alguns exemplos de ferramentas groupware [ARAU-95], na medida em que promovem a comunicação entre os membros de um grupo de trabalho, que compartilham do mesmo objetivo. O desenvolvimento destas ferramentas envolve conceitos e tecnologias de várias áreas da ciência da computação, isto é: interação homem máquina, redes de comunicações, bancos de dados, sistemas operacionais e hipermídia.

A área de Interação Homem-Máquina é utilizada para buscar soluções de melhores interfaces com o usuário. O campo de trabalho relacionado com as Redes de Comunicações é investigado para o suporte a sistemas distribuídos. A tecnologia de Bancos de Dados suporta o compartilhamento de informações. Os Sistemas operacionais fornecem os modelos para controle de concorrência. Finalmente, a tecnologia de Hipermídia permite a associação e o tratamento de informações multimídia [ARAU-95].

  

 

Junção hipermídia e CSCW

 

Os autores acreditam que a tecnologia de hipermídia completa de forma natural o CSCW, pois a hipermídia é caracterizada pela possibilidade de interligação de fragmentos correlatos de informação multimídia, contribuindo para as necessidades dos trabalhos cooperativos.

Algumas classificações têm sido propostas para capturar as diferentes situações e condições nas quais ocorre a cooperação entre um grupo de pessoas [GRUD-94, FLUC-95]. Este texto utilizará as dimensões de tempo (síncrono e assíncrono) e espaço (mesmo local e diferente local) para analisar o impacto da junção hipermídia e CSCW.

 

Comunicação assíncrona entre grupos de pessoas

A tecnologia de hipermídia é fundamental nesta categoria de cooperação entre grupos, pois facilita a inserção de novos nós de informação, bem como o estabelecimento de ligações entre eles.

A facilidade oferecida pela inserção de novos nós permite a criação de uma base de informação de forma incremental. Observa-se que o trabalho em grupo gera informação ao longo do tempo e de maneira nem sempre previsível, impossibilitando a antecipação da estrutura necessária para acomodar as informações produzidas pelo grupo [GRUD-94,ARAU-95].

A facilidade para o estabelecimento de ligações entre nós é outra característica importante da hipermídia para o trabalho cooperativo, pois permite associações entre as informações geradas pelos membros do grupo.

Vale observar, entretanto, que vários mecanismos são necessários para que a tecnologia de hipermídia atenda às necessidades do trabalho cooperativo. Pode-se citar o controle de concorrência e proteção da informação, o gerenciamento de versões, a coordenação das atividades em grupo e a distinção entre informação pública e privada como alguns exemplos destes mecanismos [ARAU-95].

Considerando a comunicação assíncrona, o conceito de hipermídia é fundamental nos dois casos descritos na dimensão espacial (mesmo local e diferente local).

 

Comunicação síncrona entre grupos de pessoas

O enfoque adotado pela hipermídia é mais adequado para a comunicação assíncrona. Os autores deste texto questionam até que ponto as características da hipermídia podem ser adaptadas para dar suporte a todos os casos de comunicação síncrona. Alguns exemplos desta categoria de comunicação são a teleconferência, a videoconferência, os seminários e as conferências desktop.

Em geral, a hipermídia é um meio poderoso para disponibilizar informações multimídia durante a realização dos eventos síncronos. Isto é, os grupos envolvidos podem se valer de documentos hipermídia para corroborar suas idéias, exposições, etc. Por outro lado, se for considerado o suporte à reunião face a face, isto é, comunicação síncrona no mesmo local, a tecnologia de hipermídia poderia ser utilizada para ajudar na organização das idéias produzidas durante uma reunião.

 

 

Colaboração em Ambientes Educacionais

 

Várias tarefas com características cooperativas aparecem em ambientes educacionais, como a produção de material didático, a definição dos tópicos a serem cobertos no contexto de um curso, a execução de trabalhos em grupo (co-autoria) e o processo de ensino/aprendizagem através do estudo dirigido/conferência em grupos.

A tarefa que mais poderia se beneficiar da junção hipermídia-CSCW é o processo de ensino/aprendizagem cooperativos. Esta modalidade de ensino permitiria que cada aluno, de forma assíncrona, interagisse com o sistema quando sua agenda permitisse, mesmo fora do local de ensino, e associado a um grupo de estudo.

Este processo permite flexibilizar o papel do professor e dos alunos, tornando mais profícua a colaboração entre os atores envolvidos no processo de aprendizagem.

Vale observar, ademais, que este processo de aprendizagem em grupo se encaixa perfeitamente nos objetivos e aplicabilidade do conceito de hipermídia, acrescido, naturalmente, dos mecanismos de coordenação das atividades em grupo.

 

 

Conclusão:

 

Este texto procurou focalizar a utilização da tecnologia de hipermídia no trabalho cooperativo suportado por computador, mais precisamente nos aspectos envolvidos na comunicação síncrona e assíncrona entre grupos de pessoas. Em adição, enumeraram-se algumas tarefas educacionais com características cooperativas, como o aprendizado cooperativo, favorecido pela junção hipermídia e CSCW.

 

 

Bibliografia:

 

[GRUD-94] CSCW: History and focus

Jonathan Grudin

IEEE Computer, 27(5):19-26, 1994

 

[FLUC-95] Taxonomy of multimedia applications
François Fluckiger
in "Understanding networked multimedia: Applications and technology"
Capítulo 6, pp.109-121
Prentice-Hall, 1995.

 

[ARAU-95] CSCW, GROUPWARE & INTERNET

Maria C. R. Cavalcanti, Maria L. Campos, Marcos R. S. Borges e Renata M. Araujo

 

Sistemas de Correio Eletrônico

Os sistemas de correio eletrônico são gerenciadores que permitem a troca de mensagens assíncronas entre usuários. Estas mensagens podem ser enviadas a indivíduos ou grupos de usuários. Observa-se que alguns autores consideram o correio eletrônico como recurso tecnológico de suporte a implementação de ferramentas cooperativas [GRUD-94].

 

Sistemas de Conferência

Os sistemas de conferência são aplicações que suportam a realização de conferências. Elas podem ser classificadas em três tipos: conferências assíncronas, conferências síncronas e teleconferências [ARAU-95].

 

Sistemas de Suporte à Decisão

Os sistemas de suporte à decisão são sistemas interativos que facilitam a solução de problemas não estruturados por um grupo de pessoas com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão [ARAU-95].

 

Sistemas de Co-autoria

Os sistemas de co-autoria permitem que um grupo de pessoas possa editar e compor um trabalho de forma cooperativa.

 

 

 


Comentários dos instrutores:


Nota: B+

Texto:      coerente.
Definicoes: corretas
Juncao H/CSCW: correta
Exemplos: OK
Detalhes 1 exemplo: correto

As definicoes, ao final, poderiam ter sido melhor trabalhadas. A conclusao
poderia ter ido mais longe no tema de interesse.

Bom trabalho !