CSCW: Computer Suported Cooperative Work

Grupo D2


Christian Medeiros Adriano
Marcio Vieira Soares
José Estevão Picarelli
Antonio Tadeu Maffeis


Faremos aqui a distinção no uso do termo trabalho colaborativo e cooperativo, que para nós não recorrem na mesma idéia.

Tópicos:

1. Definição, motivação e evolução do CSCW. destacando as principais características de sistemas hipertexto/hipermídia

2. Aspectos propostos para discussão:

a. Apresente sua visão da junção Hipermídia/CSCW sob a óptica tecnológica;

b.   Enumere tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador. Selecionar, dentre estas, aquela que mais se beneficiaria desta junção conforme discutido em [a]


Definição, Motivação e Evolução

 

Como definição utilizamos a encotrada em Fluckinger [1].

CSCW: é uma área de pesquisa preocupada com o design de sistemas baseados em computador para o suporte a melhoria do trabalho em grupo de usuários, tendos estes tarefas e objetivos em comum. Outra preocupação desta área, que porém não abordaremos, é o entendimento dos efeitos causados pelo uso dos referidos sistemas.

 

Motivação

O termo CSCW foi introduzido em 1984 por Paul Cashman e Irene Greif. O conceito apareceu em um contexto multidisciplinar, cujo principal interesse era o estudo de como as pessoas trabalham e como estas poderiam ser auxiliadas pela tecnologia existente.

A tecnologia necessária ao suporte de CSCW envolve os recursos de uma aplicação de comunicação multimídia. Em Fluckinger [1] é definida a aplicação do tipo pessoas para pessoas, a qual se utiliza dos recursos tecnológicos de comunicação multimídia para em última instância suportar o trabalho colaborativo.

Observamos ainda, que além da disponibilidade de tecnologia, temos uma alteração no trabalho em grupo, este que começa a envolver maior multidisciplinaridade, maior complexidade de assuntos, dificuldade de reunir os integrantes no mesmo tempo e local, necessidade de manipulação de grandes volumes de informação, etc.

O cenário fora percebido e portanto entendido como motivação, pois muitas poderiam ser minimizadas com o suporte de tecnologias computacionais.

 

Evolução

Tomando por base Grudin [2], vemos o encontro de dois grupos de desenvolvimento de aplicações. De um lado temos desenvolvedores de sistemas corporativos, que envolviam sistemas de informação e de suporte à organização empresarial. Este grupo logo avançou para o suporte a grandes projetos, fornecendo aplicações de engenharia de software e de automação de escritórios, sendo esta última hoje não mais existentes na sua completude, a não ser como um aproximação do atual Workflow.

Neste momento temos outro grupo já desenvolvendo aplicativos pessoais de prateleira. Com o avanço nas tecnologias de comunicação, os dois grupos aparecem então com soluções para o suporte a pequenos grupos de trabalho, os que melhor caracterizariam os sistemas de CSCW. Porém, devido às diferentes origens e problemas aos quais ficaram expostos os grupos, decorrem visões díspares de aspectos de um sistema de CSCW. Os primeiros, desenvolvedores de sistemas corporativos, primam pela análise de dinâmicas sociais e do ambiente de trabalho, têm enfoque maior em funcionalidade dos sistemas e na coordenação de esforços. Os segundos, desenvolvedores de aplicativos pessoais, priorizam por sua vez pelo desenvolvimento da interface das aplicações, enfocam, ao invés das dinâmicas sociais, apenas questões cognitivas e de perscepção. Estes desenvolvedores acabaram assumindo o aspecto cooperativo da tecnologia, pois perceberam que em pequenos grupos os objetivos comuns são mais definidos e existe menor conflito entre as partes.

Sendo assim, como consequência da própria evolução do CSCW, ainda hoje há diferenças na sua caracterização.

 

Questões propostas:

a. Apresente sua visão da junção Hipermídia/CSCW sob a óptica tecnológica.

 

Partindo da discussão concluída sobre hipermídia, fazemos a seguinte caracterização parcial de papéis. A hipermídia está basicamente preocupada com a manipulação e modelamento da informação. O CSCW está por sua vez preocupado com a coordenação e modelamento de tarefas e atividades. Observe que ambas as áreas continuam com a finalidade mais geral de auxiliar o trabalho com idéias,ver Halasz [3], e também são suportadas pela mesma infraestrutura de comunicação multimídia.

Um fator relevante para a visualização desta junção é a interdependência citada em Halasz, que coloca o CSCW como uma característica desejável a um sistema hipermídia. O caso inverso podemos nós da mesma forma afirmar. A tecnologia hipermídia é necessária a um sistema CSCW.

Entretando é por demais simplista realizar a delimitação anterior entre informações e atividades, hipermídia e CSCW. De acordo com Fleckinger [2] há uma sobreposição entre aplicações de CSCW e aplicações multimídia sobre uma rede, que caracteriza um sistema hipermídia. Deste modo, as duas áreas terminam por envolver tanto o tratamento de informações como de tarefas, cada uma em maior ou menor grau, dependendo da aplicação desenvolvida.

A visão final da junção hipermídia/CSCW é de um compartilhamento de uma mesma base tecnológica de comunicação multimídia e, concomitantemente, a complementação tecnológica mútua de objetivos e funcionalidades, estes provenientes do desenvolvimento e do contexto de cada uma das duas áreas.

 

Enumere tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador. Selecionar, dentre elas, aquela que mais se beneficia desta junção conforme discutido em (a).

b.1

Ao nosso ver as tarefas educacionais colaborativas seriam:

 

  1. Realização de projetos em grupo;
  2. Estudo fora de sala-de-aula;
  3. Co-autoria;
  4. Reuniões entre alunos e professores;
  5. Pesquisa bibliográfica.

 

Todos os itens acima têm um caráter colaborativo por serem atividades que necessitam do trabalho em conjunto de seus integrantes e que estes atinjam um objetivo em comum, aprender. O referido objetivo para os itens 1,3 e 4 traduz-se na obtenção de um produto final comum e para os itens 2 e 5 resulta em produto final individual, o que evidenciaria os termos cooperação e colaboração.

Se levarmos em conta um processo geral de aprendizado que se caracterize por uma co-autoria entre alunos e professores, todas as outras atividades aqui não relacionadas (e.g.: estudo individual) ficam caracterizadas como colaborativas.

 

b.2

Dentre as tarefas relacionadas, aquela que pensamos ser a mais beneficiada é a realização de um projeto em grupo. O suporte a projeto não parece como algo novo, porém a junção hipermídia/CSCW e a transposição para o contexto educacional habilita, a nosso ver, um importante aspecto já sugerido (ver Halasz [3]) para um sistema hipermídia. Antes de entrar nos aspectos, descrevemos o contexto educacional que temos em mente. Este contexto caracteriza-se pela aumento de multidisciplinaridade, pela diferença de visões sobre conteúdos e das noções de intuitividade dos integrantes do grupo. O aspecto que vem a tender diretamente estas peculiaridades é a sugestão de customização e extensão, já citadas para o sistema hipermídia. Só que agora, além do enfoque sobre os documentos hipermídia, podemos aplicar esta característica às tarefas e às atividades a serem suportadas pelo sistema. Esta flexibilização viria a tabalhar em conjunto com a idéia de Bush[4] de modelagem das infomações de maneira mais intuitiva, logo seria interessante que as atividades e tarefas recebessem o mesmo tratamento. Outros aspectos de caracterização estão já estão presentes no CSCW, como o controle de versão e a computação em nós da rede.

 

Referências

[1] François, "Understanding networked multimedia" Chapter 6 - Prentice Hall 1995.

[2] Jonathan Grudin, "CSCW: History and Focus" Information and Computer Science Department-University of California

[3] Vannevar Bush, "As we may think," The Atlantic Monthly, July 1945.

[4] Frank G. Halasz, "Reflections on NoteCards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems," Communications of the ACM 31(7), pp.836-852, July 1988.


Página atualiza em 20. 03. 98

Comentários dos instrutores:

Nota: B+

Texto:      coerente, resumido.
Definicoes: corretas
Juncao H/CSCW: correta, resumido.
Exemplos: OK
Detalhes 1 exemplo: correto, mas raso.

Bom trabalho !