Faremos aqui a distinção no uso do termo trabalho colaborativo e cooperativo, que para nós não recorrem na mesma idéia.
a. Apresente sua visão da junção Hipermídia/CSCW sob a óptica tecnológica;
Como definição utilizamos a encotrada em Fluckinger [1].
CSCW: é uma área de pesquisa preocupada com o design de sistemas baseados em computador para o suporte a melhoria do trabalho em grupo de usuários, tendos estes tarefas e objetivos em comum. Outra preocupação desta área, que porém não abordaremos, é o entendimento dos efeitos causados pelo uso dos referidos sistemas.
Motivação
O termo CSCW foi introduzido em 1984 por Paul Cashman e Irene Greif. O conceito apareceu em um contexto multidisciplinar, cujo principal interesse era o estudo de como as pessoas trabalham e como estas poderiam ser auxiliadas pela tecnologia existente.
A tecnologia necessária ao suporte de CSCW envolve os recursos de uma aplicação de comunicação multimídia. Em Fluckinger [1] é definida a aplicação do tipo pessoas para pessoas, a qual se utiliza dos recursos tecnológicos de comunicação multimídia para em última instância suportar o trabalho colaborativo.
Observamos ainda, que além da disponibilidade de tecnologia, temos uma alteração no trabalho em grupo, este que começa a envolver maior multidisciplinaridade, maior complexidade de assuntos, dificuldade de reunir os integrantes no mesmo tempo e local, necessidade de manipulação de grandes volumes de informação, etc.
O cenário fora percebido e portanto entendido como motivação, pois muitas poderiam ser minimizadas com o suporte de tecnologias computacionais.
Evolução
Tomando por base Grudin [2], vemos o encontro de dois grupos de desenvolvimento de aplicações. De um lado temos desenvolvedores de sistemas corporativos, que envolviam sistemas de informação e de suporte à organização empresarial. Este grupo logo avançou para o suporte a grandes projetos, fornecendo aplicações de engenharia de software e de automação de escritórios, sendo esta última hoje não mais existentes na sua completude, a não ser como um aproximação do atual Workflow.
Neste momento temos outro grupo já desenvolvendo aplicativos pessoais de prateleira. Com o avanço nas tecnologias de comunicação, os dois grupos aparecem então com soluções para o suporte a pequenos grupos de trabalho, os que melhor caracterizariam os sistemas de CSCW. Porém, devido às diferentes origens e problemas aos quais ficaram expostos os grupos, decorrem visões díspares de aspectos de um sistema de CSCW. Os primeiros, desenvolvedores de sistemas corporativos, primam pela análise de dinâmicas sociais e do ambiente de trabalho, têm enfoque maior em funcionalidade dos sistemas e na coordenação de esforços. Os segundos, desenvolvedores de aplicativos pessoais, priorizam por sua vez pelo desenvolvimento da interface das aplicações, enfocam, ao invés das dinâmicas sociais, apenas questões cognitivas e de perscepção. Estes desenvolvedores acabaram assumindo o aspecto cooperativo da tecnologia, pois perceberam que em pequenos grupos os objetivos comuns são mais definidos e existe menor conflito entre as partes.
Sendo assim, como consequência da própria evolução do CSCW, ainda hoje há diferenças na sua caracterização.
Partindo da discussão concluída sobre hipermídia, fazemos a seguinte caracterização parcial de papéis. A hipermídia está basicamente preocupada com a manipulação e modelamento da informação. O CSCW está por sua vez preocupado com a coordenação e modelamento de tarefas e atividades. Observe que ambas as áreas continuam com a finalidade mais geral de auxiliar o trabalho com idéias,ver Halasz [3], e também são suportadas pela mesma infraestrutura de comunicação multimídia.
Um fator relevante para a visualização desta junção é a interdependência citada em Halasz, que coloca o CSCW como uma característica desejável a um sistema hipermídia. O caso inverso podemos nós da mesma forma afirmar. A tecnologia hipermídia é necessária a um sistema CSCW.
Entretando é por demais simplista realizar a delimitação anterior entre informações e atividades, hipermídia e CSCW. De acordo com Fleckinger [2] há uma sobreposição entre aplicações de CSCW e aplicações multimídia sobre uma rede, que caracteriza um sistema hipermídia. Deste modo, as duas áreas terminam por envolver tanto o tratamento de informações como de tarefas, cada uma em maior ou menor grau, dependendo da aplicação desenvolvida.
A visão final da junção hipermídia/CSCW é de um compartilhamento de uma mesma base tecnológica de comunicação multimídia e, concomitantemente, a complementação tecnológica mútua de objetivos e funcionalidades, estes provenientes do desenvolvimento e do contexto de cada uma das duas áreas.
b.1
Ao nosso ver as tarefas educacionais colaborativas seriam:
Todos os itens acima têm um caráter colaborativo por serem atividades que necessitam do trabalho em conjunto de seus integrantes e que estes atinjam um objetivo em comum, aprender. O referido objetivo para os itens 1,3 e 4 traduz-se na obtenção de um produto final comum e para os itens 2 e 5 resulta em produto final individual, o que evidenciaria os termos cooperação e colaboração.
Se levarmos em conta um processo geral de aprendizado que se caracterize por uma co-autoria entre alunos e professores, todas as outras atividades aqui não relacionadas (e.g.: estudo individual) ficam caracterizadas como colaborativas.
b.2
Dentre as tarefas relacionadas, aquela que pensamos ser a mais beneficiada é a realização de um projeto em grupo. O suporte a projeto não parece como algo novo, porém a junção hipermídia/CSCW e a transposição para o contexto educacional habilita, a nosso ver, um importante aspecto já sugerido (ver Halasz [3]) para um sistema hipermídia. Antes de entrar nos aspectos, descrevemos o contexto educacional que temos em mente. Este contexto caracteriza-se pela aumento de multidisciplinaridade, pela diferença de visões sobre conteúdos e das noções de intuitividade dos integrantes do grupo. O aspecto que vem a tender diretamente estas peculiaridades é a sugestão de customização e extensão, já citadas para o sistema hipermídia. Só que agora, além do enfoque sobre os documentos hipermídia, podemos aplicar esta característica às tarefas e às atividades a serem suportadas pelo sistema. Esta flexibilização viria a tabalhar em conjunto com a idéia de Bush[4] de modelagem das infomações de maneira mais intuitiva, logo seria interessante que as atividades e tarefas recebessem o mesmo tratamento. Outros aspectos de caracterização estão já estão presentes no CSCW, como o controle de versão e a computação em nós da rede.
[1] François, "Understanding networked multimedia" Chapter 6 - Prentice Hall 1995.
[2] Jonathan Grudin, "CSCW: History and Focus" Information and Computer Science Department-University of California
[3] Vannevar Bush, "As we may think," The Atlantic Monthly, July 1945.
[4] Frank G. Halasz, "Reflections on NoteCards: Seven issues for the next generation of hypermedia systems," Communications of the ACM 31(7), pp.836-852, July 1988.
Nota: B+ Texto: coerente, resumido. Definicoes: corretas Juncao H/CSCW: correta, resumido. Exemplos: OK Detalhes 1 exemplo: correto, mas raso. Bom trabalho !