Introdução
Uma visão
hipermídia / CSCW
CSCW / Hipermídia
em ambiente Educacional
Conclusão
Referências
Discutiremos neste documento, a relação hipermídia
e CSCW do ponto de vista tecnológico, enfatizando
como a hipermídia supre as necessidades do CSCW.
Posteriormente direcionaremos esta análise para a área
de educação mediada por computador.
Segundo Paul Wilson [2] o campo de estudo do CSCW pode ser considerado em 4 categorias:
A- Sistemas de Comunicação
B- Facilidades de Espaço de Trabalho Compartilhado
C- Facilidades de Informação Compartilhada
D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo
A -Sistemas de Comunicação
A hipermídia pode dar suporte a esse quadro, enriquecendo, por exemplo, os e-mails, acrescentado a eles links e multimídia.
A utilização de tecnologias com hipermídia podem envolver a comunicação em tempo real.. Supondo que existam estações em rede, equipadas com dispositivos de audio e vídeo, que possam oferecer comunicações audio-visuais em tempo real necessitando de sincronismo entre-mídia e intra-mídia.
D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo
François Fluckiger[3] cita em seu artigo que sistemas tem sido desenvolvidos para auxiliar o processo de tomada de decisões ou o aumento da eficiência de reuniões.
São ferramentas específicas tais como Brainstorming, desenvolvimento de software, etc.
Como se tratam de ferramentas muito específicas, não possuímos um estudo mais detalhado para saber como a hipermídia poderia ser útil nessa área.
Consideramos que a área de estudo abrangida pelo CSCW vai muito além da hipermídia pois envolve fatores humanos, sociais e políticos, que sairiam do escopo dessa discussão. No entanto do ponto de vista tecnológico, acreditamos que a hipermídia melhor se enquadra nesse item do que nos outros citados acima.
Embora fique claro que ela por si só não seja suficiente para o desenvolvimento de um ambiente efetivo.
CSCW / Hipermídia em ambiente Educacional
Interação professor - estudante
Interação professor - professor
Interação aluno - aluno
A- Sistemas de Comunicação
Ferramentas assíncronas [Grudin, Porto] permitem que participantes do grupo troquem idéias e disponibilizem informações para leitura, com sugestões para todos os integrantes do grupo. Tais ferramentas podem usar a hipermídia para facilitar a demonstração e acesso as informações. Além disso estas ferramentas eliminam a necessidade de estarem presentes em um mesmo local. Isso permite que grupos heterogêneos de alunos (que trabalham e / ou distantes uns dos outros) possam realizar tarefas em conjunto.
B- Facilidades de Espaço de Trabalho Compartilhado
Esse tipo de ferramenta integrada a um sistema de comunicação eficiente aumenta a eficácia do trabalho em grupo eliminando a necessidade de "implantação" do mesmo após a discussão entre o grupo.
Essa "implantação" pode ser considerada como a concretização
de um trabalho em grupo. Por exemplo, a criação de um texto,
ou o projeto de uma peça em CAD.
Essas tarefas sem as ferramentas de espaço de trabalho compartilhado
precisam ser realizadas por um membro do grupo ou pelo grupo, com a necessidade
de se reunir fisicamente.
C- Facilidades de Informação Compartilhada
Nesse aspecto a hipermídia (é mais importante dentro da CSCW.) pode permitir, por exemplo, que os alunos acessem e acrescentem o material do curso, referências auxiliares, dúvidas mais frequentes, e anotações pessoais.
D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo, temos:
Ferramentas de suporte na atividade em grupo são muito específicas estando restritas a ambientes empresarias .
A utilização desse tipo de recurso em um ambiente educacional necessitaria de uma adaptação sobre a qual não temos subsídios para discutirmos.
Em ambientes educacionais remediados por computador, o CSCW realiza um papel de essencial importância. Por sua vez sistemas hipermídia são fundamentais em ambientes CSCW.
Por essa razão acreditamos que a trilogia CSCW- hipermídia - educação deva ser melhor explorada por pesquisadores.
A hipermídia trata de um meio para suportar o trabalho colaborativo. [1]
Embora ainda exista discussões sobre a definição e objetivos, CSCW pode ser definido como "um sistema que integra processamento de informações e atividades de comunicação para auxiliar indivíduos a trabalharem juntos como um grupo" .
[1] Frank G. Halasz
Reflection on Notecards : Seven issues for the next genaration of hypermedia
systems
Revista: Communication of the ACM
[2] Paul Wilson
Introduction CSCW - What it is and why we need it
Cap 1 - Computer Supportted Cooperative
James D. Palmer and N. Ann Fields
Computer - Supportted Cooperative Work in Guest Editor´s Introduction
Computer IEEE Vol 27 (5) pg 15-17, May 1994
Jonathan Grudin
CSCW: History and Focus
Nota: B Texto: coerente Definicoes: corretas, no entanto poderiam ter sido melhor elaboradas Juncao H/CSCW: correta Exemplos: OK. Detalhes 1 exemplo: superficial. A Secao conclusao esta' muito superficial Outros comentarios - conclusao : remediados -> mediados - conclusao : muito incipiente. Bom trabalho !