IA368 - Tópicos em Engenharia de Computação
 
CSCW - COMPUTER SUPPORTED COOPERATIVE WORK
 
 
Grupo B2
Alberto
Daniela
Naur
Raquel Cristina (relatora)


Introdução
Uma visão hipermídia / CSCW
CSCW / Hipermídia em ambiente Educacional
Conclusão
Referências
 
 


Introdução

Discutiremos neste documento, a relação hipermídia e CSCW do ponto de vista tecnológico, enfatizando como a hipermídia supre as necessidades do CSCW.
Posteriormente direcionaremos esta análise para a área de educação mediada por computador.

 
 



Uma visão hipermídia / CSCW

 

Segundo Paul Wilson [2] o campo de estudo do CSCW pode ser considerado em 4 categorias:

 
    A- Sistemas de Comunicação
    B- Facilidades de Espaço de Trabalho Compartilhado
    C- Facilidades de Informação Compartilhada
    D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo
 

 A -Sistemas de Comunicação

    Os Sistemas de Comunicação se referem a tecnologias como o telefone, o e-mail, e a videoconferência. Essas tecnologias em si, não provêem nenhum suporte específico para a realização de tarefas colaborativas, mas provêem a comunicação entre os elementos envolvidos no processo colaborativo.

    A hipermídia pode dar suporte a esse quadro, enriquecendo, por exemplo, os e-mails, acrescentado a eles links e multimídia.

    A utilização de tecnologias com hipermídia podem envolver a comunicação em tempo real.. Supondo que existam estações em rede, equipadas com dispositivos de audio e vídeo, que possam oferecer comunicações audio-visuais em tempo real necessitando de sincronismo entre-mídia e intra-mídia.

     
     

 B- Facilidades de Espaço de Trabalho Compartilhado
    São facilidades para que o grupo possa trabalhar conjuntamente na realização da mesma tarefa. Por exemplo, um editor de texto que reproduza na tela de todo o grupo, o que foi atualizado por qualquer elemento desse grupo.
     
     
C- Facilidades de Informação Compartilhada  

D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo

François Fluckiger[3] cita em seu artigo que sistemas tem sido desenvolvidos para auxiliar o processo de tomada de decisões ou o aumento da eficiência de reuniões.

São ferramentas específicas tais como Brainstorming, desenvolvimento de software, etc.

Como se tratam de ferramentas muito específicas, não possuímos um estudo mais detalhado para saber como a hipermídia poderia ser útil nessa área.

Consideramos que a área de estudo abrangida pelo CSCW vai muito além da hipermídia pois envolve fatores humanos, sociais e políticos, que sairiam do escopo dessa discussão. No entanto do ponto de vista tecnológico, acreditamos que a hipermídia melhor se enquadra nesse item do que nos outros citados acima.

Embora fique claro que ela por si só não seja suficiente para o desenvolvimento de um ambiente efetivo.

 


CSCW / Hipermídia em ambiente Educacional

 

Interação professor - estudante

 

Interação professor - professor

 

 

Interação aluno - aluno

 
Do nosso ponto de vista, todas as tarefas acima mencionadas beneficiam da junção hipermídia / CSCW, mas particularmente a realização de trabalho de grupo pelos alunos seria o mais beneficiado, por estimular a formação de grupos de estudos / discussão, onde todos possuem a possibilidade de emitir a sua opnião.
Tomando como base as quatro categorias do CSCW citadas anteriormente, temos :
 

A- Sistemas de Comunicação

Ferramentas assíncronas [Grudin, Porto] permitem que participantes do grupo troquem idéias e disponibilizem informações para leitura, com sugestões para todos os integrantes do grupo. Tais ferramentas podem usar a hipermídia para facilitar a demonstração e acesso as informações. Além disso estas ferramentas eliminam a necessidade de estarem presentes em um mesmo local. Isso permite que grupos heterogêneos de alunos (que trabalham e / ou distantes uns dos outros) possam realizar tarefas em conjunto.

 

B- Facilidades de Espaço de Trabalho Compartilhado

Esse tipo de ferramenta integrada a um sistema de comunicação eficiente aumenta a eficácia do trabalho em grupo eliminando a necessidade de "implantação" do mesmo após a discussão entre o grupo.

Essa "implantação" pode ser considerada como a concretização de um trabalho em grupo. Por exemplo, a criação de um texto, ou o projeto de uma peça em CAD.
 
Essas tarefas sem as ferramentas de espaço de trabalho compartilhado precisam ser realizadas por um membro do grupo ou pelo grupo, com a necessidade de se reunir fisicamente.
 
 

C- Facilidades de Informação Compartilhada

Nesse aspecto a hipermídia (é mais importante dentro da CSCW.) pode permitir, por exemplo, que os alunos acessem e acrescentem o material do curso, referências auxiliares, dúvidas mais frequentes, e anotações pessoais.

 

 

D- Facilidades para Suporte na Atividade em grupo, temos:

Ferramentas de suporte na atividade em grupo são muito específicas estando restritas a ambientes empresarias .

A utilização desse tipo de recurso em um ambiente educacional necessitaria de uma adaptação sobre a qual não temos subsídios para discutirmos.

 



 

Conclusão

 

Em ambientes educacionais remediados por computador, o CSCW realiza um papel de essencial importância. Por sua vez sistemas hipermídia são fundamentais em ambientes CSCW.

Por essa razão acreditamos que a trilogia CSCW- hipermídia - educação deva ser melhor explorada por pesquisadores.

 
 



Anotações

A hipermídia trata de um meio para suportar o trabalho colaborativo. [1]

Embora ainda exista discussões sobre a definição e objetivos, CSCW pode ser definido como "um sistema que integra processamento de informações e atividades de comunicação para auxiliar indivíduos a trabalharem juntos como um grupo" .

 


Referências
 

[1] Frank G. Halasz
Reflection on Notecards : Seven issues for the next genaration of hypermedia systems
Revista: Communication of the ACM

[2] Paul Wilson
Introduction CSCW - What it is and why we need it
Cap 1 - Computer Supportted Cooperative

James D. Palmer and N. Ann Fields
Computer - Supportted Cooperative Work in Guest Editor´s Introduction
Computer IEEE Vol 27 (5) pg 15-17, May 1994

Jonathan Grudin
CSCW: History and Focus

 

 


Comentários dos instrutores:


Nota: B

Texto:      coerente
Definicoes: corretas, no entanto poderiam ter sido melhor elaboradas
Juncao H/CSCW: correta
Exemplos: OK.
Detalhes 1 exemplo: superficial. A Secao conclusao esta' muito superficial

Outros comentarios 

 - conclusao : remediados -> mediados
 - conclusao : muito incipiente.
   

Bom trabalho !