CSCW - Computer Supported Cooperative Work

Grupo A2

Adriana Delfino dos Santos, Carlos Augusto Fernandes Dagnone

João Carlos Orosz (relator), Raquel Santos Schulze

  

Sumário:

 Introdução

Definições

Junção Hypermedia - CSCW

Tarefas colaborativas em ambientes educacionais

Aula expositiva auxiliada por computador 

Conclusões

 


1. Introdução

 

Aplicações multimídia e hipermídia tornaram-se comuns no final dos anos 80. Preocupado com a introdução do ensino assistido por computador, o meio universitário foi responsável pelos primeiros trabalhos com hipertextos. Trabalhos importantes foram produzidos pela Stanford Research University, na Califórnia, com o sistema on-line NLS [Englebart68] [Englebart84] e pela Universidade Brown, Rhode Island, com o HES (Hypertext Editing Systems).

Também nos anos 80, com a emergência do Computer Supported Cooperative Work CSCW, houve um crescente interesse neste assunto por parte de desenvolvedores de produtos de suporte a grupos em rede, de pessoas que trabalhavam com sistemas de informação gerencial e de pesquisadores na área de ciências sociais e outras disciplinas.

O presente trabalho tem por objetivo dar uma visão da junção Hypermedia-CSCW sob a ótica tecnológica e apresentar tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador. Uma desta tarefas é selecionada para uma análise mais detalhada dos benefícios desta junção.

 

2. Definições

Segundo Fluckiger , CSCW é o campo relativo ao design de sistemas mediados pelo computador para dar suporte e melhorar o trabalho de grupos de usuários envolvidos em tarefas comuns e ao entendimento dos efeitos relativos ao uso de tais sistemas [Fluckiger95].

Neste trabalho não são considerados os fatores humanos e sociais incluídos nesta definição.

Hypermedia é um estilo de sistemas construtivistas para representação e gerência de informação sobre uma rede de nós multimídia conectados com suas ligações tipadas (typed links) [Halasz88].

 

3. Junção hipermídia-CSCW

Halasz apresenta na década de 80 [Halasz88] uma análise sobre sistemas hipermídia, mostrando sete pontos considerados importantes para a próxima geração destes sistemas. O trabalho colaborativo é um destes sete pontos. Para ele, a hipermídia é um meio natural para suportar trabalho cooperativo. Criar anotações, proporcionar múltiplos acessos a um único conjunto de material, e transferir mensagens entre usuários assíncronos, são os tipos de atividades que formam a base de qualquer esforço colaborativo.

O CSCW está focado para desenvolvimento de atividades profissionais, considerando uma matriz espaço/tempo (veja Tabela 1). Ferramentas baseadas no computador podem implementar o trabalho cooperativo em tempo real (p.ex.: videofone) ou do modo assíncrono (p.ex.: e-mail). Esta é a dimensão tempo. A dimensão espaço, refere-se à localização física das pessoas, no mesmo local de trabalho ou em locais remotos [Fluckiger95].

 

 

Pessoas estão

no mesmo local

local remoto

Comunicação Síncrona

  • salas de reunião
  • telefonia assistida por computador
  • telefonia de pacote
  • videofonia
  • videoconferência
  • divulgação de áudio/vídeo profissional
    • espaços compartilhados
    • aplicações compartilhadas

    Comunicação Assíncrona

     

    • ferramentas de argumentação
  • e-mail multimídia
  • troca de documentos multimídia
    • conferência assíncrona assistida por computador
    • co-autoria

    Tabela 1 - Aplicações multimídia numa matriz espaço/tempo do CSCW

    A hipermídia fornece ferramentas que permitem realizar algumas propostas da CSCW: salas de reunião, telefonia assistida por computador, videofonia, videoconferência (assistida por computador), divulgação de áudio/vídeo profissional, aplicações compartilhadas, espaços de trabalho compartilhados, ferramentas de argumentação, e-mail multimídia/hipermídia, troca de documentos multimídia/hipermídia, conferência assíncrona assistida por computador e co-autoria.

     4. Tarefas colaborativas em ambientes educacionais

    Tomando como referência a experiência do grupo no ambiente educacional, foram identificadas as seguintes tarefas colaborativas:

    5. Aula expositiva auxiliada por computador

    Das atividades relacionadas no item anterior, o grupo selecionou para análise dos benefícios da junção da hipermídia/CSCW a "Aula expositiva".

    O contexto imaginado para esta aula utilizaria a tecnologia de videoconferência (mediada por computador) para expor a aula e permitir a interação entre alunos e instrutor. Baseando-se no modelo apresentado na Tabela 1, esta aula aconteceria em tempo real - comunicação síncrona entre os participantes, e estes poderiam estar em diferentes locais com equipamentos adequados.

    Tal escolha foi motivada pela relação custo/benefício que seria proporcionado pelo uso da tecnologia. Poderiam ser obtidos diversos ganhos: não seria necessário possuir uma infra-estrutura de instalações físicas: salas de aula e laboratórios; não seria necessário haver deslocamento dos participantes (instrutor e aluno), pois o participante poderia estar em sua casa ou local de trabalho. Cabe ressalvar que se o custo/benefício não é atualmente favorável, certamente o será no futuro quando o preço dos serviços de computação e comunicação será menor.

    A videoconferência agrega diversas tecnologias com o objetivo de proporcionar a comunicação entre dois ou mais participantes através de áudio e vídeo. Pode também incluir o compartilhamento de dados, isto é, transferência de arquivos, compartilhamento de aplicativos, chat, e bloco de notas, entre outras. Existem atualmente diversas tecnologias de videoconferência, separadas em três grupos distintos: os sistemas para desktops, em grupo ou corporativos.

    Os sistemas para desktops permitem realizar videoconferência nos próprios PCs, sendo necessário no mínimo uma câmera e o software.

    Os sistemas em grupo são em geral compostos dos seguintes módulos básicos: uma câmara de vídeo acionada por controle local ou remoto, um microfone, um equipamento CODEC (abreviação de compressão e descompressão - realizadas na imagem e som digitalizados), um televisor comum destinado a cada um dos locais (pontos remotos), um console de controle de equipamento com diversas funções, entre as quais: o acionamento local e remoto de câmeras, envio de mensagens de outras câmeras, videocassete e controle de áudio.

    Os sistemas corporativos permitem a integração dos sistemas de videoconferência em grupo com os sistemas para desktops, ou seja, a mesma videoconferência pode ser vista em PCs que estão em uma rede ou na casa de um participante, juntamente com os que estão assistindo em uma sala própria para videoconferência.

    O mercado tem proporcionado novos equipamentos que podem ser integrados na videoconferência, dependendo do contexto da aplicação. Algumas destas novas tecnologias estão relacionadas a seguir [PictureTel].

    Whiteboard : os participantes da vídeo conferência têm a liberdade e flexibilidade para apresentar, esboçar idéias e gravar os resultados em vários sites. Importa gráficos e apresentações de PC, percorre documentos para marcá-los e revisá-los.

    Groupview Document Conferencing Projector: permite aos usuários compartilhar documentos e apresentações à distância. Para facilitar a interação em grupo, permite aos usuários não apenas transmitir imagens, mas também anotá-las, através de uma caneta especial que marca imagens durante a apresentação.

    LimeLight: permite o posicionamento automático da câmera em quem estiver falando durante a videoconferência de grupo através da localização da voz.

    6. Conclusões

    O trabalho apresentou uma visão da junção hipermídia/CSCW (sob a ótica tecnológica), relacionou um conjunto de tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais, e analisou os benefícios da tarefa "Aula expositiva" utilizando videoconfência mediada por computador. Com isso, o grupo concluiu que as tecnologias de hipermídia caminham na direção de satisfazer as necessidades do trabalho colaborativo preconizados pelo CSCW.

     

    Referências

     

    [Englebart68], Englebart D.C., English, W A Recearch center for augumenting human intellect. In Proceedings of 1968 FFJCC (San Francisco, Calif. Dec. 9-11). AFIPS Press.

     [Englebart84], Englebart D.C., Authorship provisions in Augment. In Proceedings of IEEE COMPCON (San Francisco, Calif. Spring). IEEE, New York, 1984.

     [Fluckiger95] Fluckiger, F. Understanding networked multimedia, Capítulo 6, pp.109-121, Prentice Hall, 1995

     [Grudin94] Grudin, J.: CSCW: History and Focus, IEEE Computer, 27(5):19-26, 1994

     [Halasz88] Halasz, F.G.: Reflexions on Notecardas: seven issues for the next generation of hypermedia systems, Communications of the ACM 31 (7), pp.836-852, July 1988

     [PictureTel] PictureTel, http://www.picturetel.com

     


    Comentários dos instrutores:

    Nota: B+
    
    Texto:      coerente
    Definicoes: corretas
    Juncao H/CSCW: correta
    Exemplos: OK
    Detalhes 1 exemplo: superficial. Por exemplo (Secao 5), onde esta'
                        a hipermedia na videoconferencia definida?
    
    Outros comentarios:
    
     . nome autor: Englebart -> Engelbart
    
    Bom trabalho !