CSCW - Computer Supported Cooperative Work
Grupo A2
Adriana Delfino dos Santos, Carlos Augusto Fernandes Dagnone
João Carlos Orosz (relator), Raquel Santos Schulze
Sumário:
Introdução
Definições
Junção Hypermedia - CSCW
Tarefas colaborativas em ambientes educacionais
Aula expositiva auxiliada por computador
Conclusões
1. Introdução
Aplicações multimídia e hipermídia tornaram-se comuns no final dos anos 80. Preocupado com a introdução do ensino assistido por computador, o meio universitário foi responsável pelos primeiros trabalhos com hipertextos. Trabalhos importantes foram produzidos pela Stanford Research University, na Califórnia, com o sistema on-line NLS [Englebart68] [Englebart84] e pela Universidade Brown, Rhode Island, com o HES (Hypertext Editing Systems).
Também nos anos 80, com a emergência do Computer Supported Cooperative Work CSCW, houve um crescente interesse neste assunto por parte de desenvolvedores de produtos de suporte a grupos em rede, de pessoas que trabalhavam com sistemas de informação gerencial e de pesquisadores na área de ciências sociais e outras disciplinas.
O presente trabalho tem por objetivo dar uma visão da junção Hypermedia-CSCW sob a ótica tecnológica e apresentar tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais mediados por computador. Uma desta tarefas é selecionada para uma análise mais detalhada dos benefícios desta junção.
2. Definições
Segundo Fluckiger , CSCW é o campo relativo ao design de sistemas mediados pelo computador para dar suporte e melhorar o trabalho de grupos de usuários envolvidos em tarefas comuns e ao entendimento dos efeitos relativos ao uso de tais sistemas [Fluckiger95].
Neste trabalho não são considerados os fatores humanos e sociais incluídos nesta definição.
Hypermedia é um estilo de sistemas construtivistas para representação e gerência de informação sobre uma rede de nós multimídia conectados com suas ligações tipadas (typed links) [Halasz88].
3. Junção hipermídia-CSCW
Halasz apresenta na década de 80 [Halasz88] uma análise sobre sistemas hipermídia, mostrando sete pontos considerados importantes para a próxima geração destes sistemas. O trabalho colaborativo é um destes sete pontos. Para ele, a hipermídia é um meio natural para suportar trabalho cooperativo. Criar anotações, proporcionar múltiplos acessos a um único conjunto de material, e transferir mensagens entre usuários assíncronos, são os tipos de atividades que formam a base de qualquer esforço colaborativo.
O CSCW está focado para desenvolvimento de atividades profissionais, considerando uma matriz espaço/tempo (veja Tabela 1). Ferramentas baseadas no computador podem implementar o trabalho cooperativo em tempo real (p.ex.: videofone) ou do modo assíncrono (p.ex.: e-mail). Esta é a dimensão tempo. A dimensão espaço, refere-se à localização física das pessoas, no mesmo local de trabalho ou em locais remotos [Fluckiger95].
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Pessoas estão |
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no mesmo local |
local remoto |
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Comunicação Síncrona |
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Comunicação Assíncrona
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Tabela 1 - Aplicações multimídia numa matriz espaço/tempo do CSCW
A hipermídia fornece ferramentas que permitem realizar algumas propostas da CSCW: salas de reunião, telefonia assistida por computador, videofonia, videoconferência (assistida por computador), divulgação de áudio/vídeo profissional, aplicações compartilhadas, espaços de trabalho compartilhados, ferramentas de argumentação, e-mail multimídia/hipermídia, troca de documentos multimídia/hipermídia, conferência assíncrona assistida por computador e co-autoria.
4. Tarefas colaborativas em ambientes educacionais
Tomando como referência a experiência do grupo no ambiente educacional, foram identificadas as seguintes tarefas colaborativas:
5. Aula expositiva auxiliada por computador
Das atividades relacionadas no item anterior, o grupo selecionou para análise dos benefícios da junção da hipermídia/CSCW a "Aula expositiva".
O contexto imaginado para esta aula utilizaria a tecnologia de videoconferência (mediada por computador) para expor a aula e permitir a interação entre alunos e instrutor. Baseando-se no modelo apresentado na Tabela 1, esta aula aconteceria em tempo real - comunicação síncrona entre os participantes, e estes poderiam estar em diferentes locais com equipamentos adequados.
Tal escolha foi motivada pela relação custo/benefício que seria proporcionado pelo uso da tecnologia. Poderiam ser obtidos diversos ganhos: não seria necessário possuir uma infra-estrutura de instalações físicas: salas de aula e laboratórios; não seria necessário haver deslocamento dos participantes (instrutor e aluno), pois o participante poderia estar em sua casa ou local de trabalho. Cabe ressalvar que se o custo/benefício não é atualmente favorável, certamente o será no futuro quando o preço dos serviços de computação e comunicação será menor.
A videoconferência agrega diversas tecnologias com o objetivo de proporcionar a comunicação entre dois ou mais participantes através de áudio e vídeo. Pode também incluir o compartilhamento de dados, isto é, transferência de arquivos, compartilhamento de aplicativos, chat, e bloco de notas, entre outras. Existem atualmente diversas tecnologias de videoconferência, separadas em três grupos distintos: os sistemas para desktops, em grupo ou corporativos.
Os sistemas para desktops permitem realizar videoconferência nos próprios PCs, sendo necessário no mínimo uma câmera e o software.
Os sistemas em grupo são em geral compostos dos seguintes módulos básicos: uma câmara de vídeo acionada por controle local ou remoto, um microfone, um equipamento CODEC (abreviação de compressão e descompressão - realizadas na imagem e som digitalizados), um televisor comum destinado a cada um dos locais (pontos remotos), um console de controle de equipamento com diversas funções, entre as quais: o acionamento local e remoto de câmeras, envio de mensagens de outras câmeras, videocassete e controle de áudio.
Os sistemas corporativos permitem a integração dos sistemas de videoconferência em grupo com os sistemas para desktops, ou seja, a mesma videoconferência pode ser vista em PCs que estão em uma rede ou na casa de um participante, juntamente com os que estão assistindo em uma sala própria para videoconferência.
O mercado tem proporcionado novos equipamentos que podem ser integrados na videoconferência, dependendo do contexto da aplicação. Algumas destas novas tecnologias estão relacionadas a seguir [PictureTel].
Whiteboard : os participantes da vídeo conferência têm a liberdade e flexibilidade para apresentar, esboçar idéias e gravar os resultados em vários sites. Importa gráficos e apresentações de PC, percorre documentos para marcá-los e revisá-los.
Groupview Document Conferencing Projector: permite aos usuários compartilhar documentos e apresentações à distância. Para facilitar a interação em grupo, permite aos usuários não apenas transmitir imagens, mas também anotá-las, através de uma caneta especial que marca imagens durante a apresentação.
LimeLight: permite o posicionamento automático da câmera em quem estiver falando durante a videoconferência de grupo através da localização da voz.
6. Conclusões
O trabalho apresentou uma visão da junção hipermídia/CSCW (sob a ótica tecnológica), relacionou um conjunto de tarefas com características colaborativas em ambientes educacionais, e analisou os benefícios da tarefa "Aula expositiva" utilizando videoconfência mediada por computador. Com isso, o grupo concluiu que as tecnologias de hipermídia caminham na direção de satisfazer as necessidades do trabalho colaborativo preconizados pelo CSCW.
Referências
[Englebart68], Englebart D.C., English, W A Recearch center for augumenting human intellect. In Proceedings of 1968 FFJCC (San Francisco, Calif. Dec. 9-11). AFIPS Press.
[Englebart84], Englebart D.C., Authorship provisions in Augment. In Proceedings of IEEE COMPCON (San Francisco, Calif. Spring). IEEE, New York, 1984.
[Fluckiger95] Fluckiger, F. Understanding networked multimedia, Capítulo 6, pp.109-121, Prentice Hall, 1995
[Grudin94] Grudin, J.: CSCW: History and Focus, IEEE Computer, 27(5):19-26, 1994
[Halasz88] Halasz, F.G.: Reflexions on Notecardas: seven issues for the next generation of hypermedia systems, Communications of the ACM 31 (7), pp.836-852, July 1988
[PictureTel] PictureTel, http://www.picturetel.com
Nota: B+ Texto: coerente Definicoes: corretas Juncao H/CSCW: correta Exemplos: OK Detalhes 1 exemplo: superficial. Por exemplo (Secao 5), onde esta' a hipermedia na videoconferencia definida? Outros comentarios: . nome autor: Englebart -> Engelbart Bom trabalho !