EE531 Laboratório de Eletrônica Básica I
DCA/ FEEC/ Unicamp
Primeiro Semestre de 2005
Turma S
Turma T
Profa. Wu, Shin - Ting (Sala 317)
http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/EE531/1s2005/
[Objetivo] [Local e Período Letivo] [Calendário de Atividades] [Ementa] [Ementa Detalhada] [Critério de Avaliação] [Notas e Frequência] [Componentes]

Objetivo

O objetivo desta disciplina é constatar as principais características dos componentes ativos apresentados na disciplina EE530 (Diodos, Transistores e Amplificadores Operacionais) e aplicá-los em alguns projetos simples de Eletrônica de baixa potência.


Local e Período Letivo

O acesso ao LE-12 é permitido para os alunos fora dos horários de aula, mediante identificação na entrada do Bloco E. Antes de sair do laboratório, favor desliguem os disjuntores de todas as bancadas, desliguem os multímetros sobre as bancadas, fechem as janelas e apaguem as luzes. As condições das bancadas para realização dos experimentos dependem da colaboração de todos!


Ementa

Diodos. Transistores bipolares. Transistores JFET. Transistores MOS e estruturas CMOS. Caracterizção e aplicações.


Ementa Detalhada

São programados 7 experimentos para esta disciplina: Os experimentos foram baseados nos roteiros elaborados pelo Prof. Carlos Reis

Calendário de Atividades

Experimentos Turma S (14:00hs - 18:00hs) Turma T (14:00hs - 18:00hs)
1 04/03 11/03
2 18/03 01/04
3 08/04 15/04
4 29/04 06/05
5 13/05 20/05
6 03/06 10/06
7 17/06 24/06
Exame 15/07/2004

Critério de Avaliação

M = (E1 + E2 + E3 + E4 + E5 + E6 + E7)/7,
onde Ei são as notas resultantes das avaliações de cada experimento e de avaliações individuais em cada aula.

Os experimentos devem ser realizados num grupo de 3 alunos no máximo, a ser definido no primeiro dia de aula. Excetuando o primeiro experimento, cada aluno deve preparar o experimento fazendo todos os esquemáticos elétricos das montagens a serem executadas e anotando todos os resultados esperados, a serem entregues no início da aula do experimento correspondente, trazer folhas de papel semi-log e papel milimetrado e retirar do Almoxarifado do Bloco E os materiais necessários para realização do experimento. A parte experimental deve ser realizada em grupo durante a aula e o grupo é penalizado por um fator multiplicativo de depreciação da nota igual a 0.90 por dia de atraso, até o prazo máximo de duas semanas, a partir do qual a nota é zerada. A parte experimental só é considerada finalizada, se o aluno apresentar as montagens ao professor (se for fora do horário da aula, precisa-se agendar um horário previamente por e-mail) e os resultados obtidos da parte experimental em forma de relatório organizado na Pasta do Grupo. Esta pasta deve conter a identificação da disciplina, da turma, do professor e dos alunos que compõem o grupo.

Com exceção do primeiro experimento, para o qual E1 = M1, o peso do Preparo é 30% de Ei e o peso da Parte Experimental, 70%. Ou seja,
Ei = 0.3 Pi + 0.7 Mi, i=2,3,4,5,6 e 7,
onde Mi é a nota da Parte Experimental e Pi, a nota do Preparo.

Serão aprovados os alunos que satisfizerem as três condições:

A média final, Mfinal, destes alunos é igual a M.

Exame (15/julho)

Os alunos que não satisfizerem uma das três condições deverão fazer o exame final, que consiste na implementação de um projetinho em duas horas.

A média Mfinal será então calculada pela expressão
Mfinal = 0.8 M + 0.2 E,

onde E é a nota do exame.

Notas e Frequência

Turma S
Turma T

Componentes


"Esta página, assim como todas as páginas sob esta mesma árvore, não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor."

"This page, as well as all pages under this same tree, is not an official publication from UNICAMP; its content has not been verified and/or edited by this institution. The author is solely responsible by its contents."