Material de Auxílio Didático

EA978 - Sistemas de informações gráficas

Primeiro semestre de 2003

DCA/FEEC/Unicamp


3o Projeto

Atividade 2 - Textura

Objetivo: Adicionar texturas aos objetos da cena colorida produzida nas tarefas anteriores.


Texturização da Cena

As superfícies de Bézier e os objetos criados com os comandos da GLUT não são definidos com coordenadas de texturas. Apenas as quádricas geradas por funções da GLU já contém essas coordenadas. Para facilitar a aplicação das texturas, use os comandos glTexCoord* apenas na definição da malha retangular que define o chão e o tampo da mesa. Utilize então o código do arquivo checker.c para gerar a textura xadrez que será aplicada nas duas malhas retangulares. Veja também as demonstrações didáticas dessa tarefa. O resultado final é mostrado abaixo:


Cena com texturas.


Demonstrações Didáticas

As demonstrações didáticas abaixo relacionadas auxiliam na compreensão dos conceitos básicos de OpenGL necessários para a implementação dessa atividade. Para compilar esses programas nas máquinas do laboratório LE-20, use o seguinte arquivo makefile.
Adicione esse arquivo no mesmo diretório onde estão os programas com extensão .c de cada demonstração. Para compilar todas as demonstrações, digite  "make all" na linha de comando. Para compilar uma demonstração em particular, execute o comando "make" com o parâmetro indicado em cada descrição do programa.

Textura [checker.c]
Demonstra a aplicação de uma textura xadrez sobre dois retângulos (textura decalque). A textura é gerada no próprio programa através da função makeCheckImage.
Para gerar o executável digite make checker.
Referência: Capítulo 9 do OpenGL Programming Guide (Listagem 9.1).
Mipmapping [mipmap.c]
Demonstração do uso de texturas mipmap. Para mostrar claramente o efeito de mipmapping sobre um retângulo, cada nível de mipmap é mostrado numa cor sólida diferente. O retângulo é desenhado de modo a se estender gradativamente do observador, logo o resultado é um polígono desenhado com diferentes cores (diferentes níveis de texturas mipmap).
Para gerar o executável digite make mipmap.
Referência: Capítulo 9 do OpenGL Programming Guide (Listagem 9.2).
[Tutorial OpenGL - Texturas] Executável Windows
Demonstra o funcionamento do mecanismo de texturização do OpenGL. Em especial, mostra como as coordenadas de textura de um polígono podem ser manipuladas, bem como as coordenadas do próprio polígono. Os parâmetros da textura e atributos do ambiente também são configuráveis. A matriz de textura também pode ser manipulada.

Autor: Harlen Costa Batagelo (harlen@dca.fee.unicamp.br)