Material de Auxílio Didático
EA978 - Sistemas de informações gráficas
Primeiro semestre de 2003
1o Projeto
Atividade 3 - Transformações Perspectivas e Projeções
Objetivo: Visualizar a cena construída na atividade anterior de três diferentes pontos de vista.
Projeção e Visualização
(1) Posicione o ponto de vista na cena do exercício anterior de tal modo que o observador aparente estar sentado na cadeira da esquerda e olhando para a frente. Dica: Use o comando gluLookAt. Veja também as demonstrações didáticas dessa tarefa.
Cena visualizada por um observador sentado numa cadeira.
(2) Visualize a cena de frente com projeção ortográfica. O resultado deverá ser parecido com a imagem mostrada abaixo:
Cena visualizada com projeção ortográfica.
(3) Visualize a cena com projeção perspectiva contendo dois pontos de fuga. Dica: O número de pontos de fuga pode ser observado pela existência de linhas de convergência no tampo da mesa.
O tutorial abaixo auxilia o aluno na compreensão dos conceitos básicos de OpenGL necessários para a implementação dessa atividade.
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[Tutorial OpenGL - Projeções]
Executável Windows Demonstra como funcionam os diferentes tipos de projeções em OpenGL, compreendendo as funções gluPerspective(), glOrtho() e glFrustum(). A transformação de visão também pode ser modificada interativamente pela função gluLookat(). Use o botão direito para acessar os menus pop-up de configuração. Consulte também o capítulo 3 do OpenGL Programming Guide para detalhes a respeito dos diferentes tipos de projeções no OpenGL e do uso da função gluLookAt. |
Autor: Harlen Costa Batagelo (harlen@dca.fee.unicamp.br)