Material de Auxílio Didático

EA978 - Sistemas de informações gráficas

Primeiro semestre de 2003

DCA/FEEC/Unicamp


1o Projeto

Atividade 2 - Transformações Geométricas

Objetivo: Compor uma cena usando os objetos modelados na atividade anterior.


Composição da Cena

Uma vez que todos os objetos da cena já foram construídos anteriormente, o objetivo dessa fase é dispor apropriadamente cada objeto no espaço de modo a compor a cena. A mesa e as cadeiras devem ficar sobre o chão. Os demais objetos devem repousar sobre a mesa. A execução dessa tarefa é bastante simples e eficiente desde que cada objeto tenha sido armazenado num display list como sugerido nas tarefas anteriores. Assim, basta fazer uma chamada glCallList para cada objeto dentro de um bloco glPushMatrix e glPopMatrix contendo as transformações geométricas (através de glTranslate*, glScale* e glRotate*) que definem uma localização no espaço. Para verificar se a disposição dos objetos na cena está correta (por exemplo, se o vaso, cálice e luminária estão no mesmo nível), utilize a projeção ortográfica através do comando glOrtho.

Use o seguinte esqueleto de código para implementar essa tarefa: composition.c

Com a composição da cena concluída, visualize-a com projeção perspectiva de um ponto de vista parecido com o da figura abaixo. Use a função gluLookAt para isso.


Composição da cena em wireframe (projeção perspectiva)


Autor: Harlen Costa Batagelo (harlen@dca.fee.unicamp.br)