Home

EA871 – DINÂMICA E INFORMAÇÕES GERAIS

Segundo Semestre de 2014

Turmas H e P Turmas S e T Turmas U e W

Profa. Wu Shin Ting
ting at dca dot fee dot unicamp dot br
Sala 317, Bloco A

Prof. Roberto de Alencar Lotufo
lotufo at dca dot fee dot unicamp dot br
Sala 313B, Bloco A
Prof. Ricardo Ribeiro Gudwin
gudwin at dca dot fee dot unicamp dot br
Sala 307A, Bloco A

Monitores:

Eduardo Carlassara - educarlassara at gmail dot com
João Hoffmam - jh.hoffmam at gmail dot com
Joseph Lorenzo - joey.lorenzo at gmail dot com
Rose Landeira - roselandeira at gmail dot com


Objetivo

A disciplina EA871, de 4 créditos, foi idealizada como complemento à disciplina teórica EA869, Introdução a Sistemas de Computação. Esta disciplina de laboratório tem como objetivo consolidar conceitos básicos associados à organização/arquitetura de microcontroladores através de uma série de atividades de introdução a um ambiente de desenvolvimento integrado de software de um sistema embarcado (atividades 1 a 4) e programação dos diversos módulos de periférico disponíveis (a partir da atividade 6) nos microcontroladores da série Kinetis L da FreeScale.

Ementa

Programação em linguagem Assembly. Instruções de máquina. Diretivas do montador. Depuradores. Interfaces de entrada/saída. Programação de interface serial. Comunicação entre computadores. Programação de interface paralela. Interrupções.

Ementa Detalhada

São programadas 13 atividades práticas com a finalidade de praticar os conceitos relacionados com a arquitetura, linguagem de programação de máquina, memória, periféricos de entrada e saída, comunicações seriais e mecanismos de interrupção. Os alunos devem ser capacitados a desenvolver um projeto de software de baixa complexidade reusando o hardware disponível.


Informações Gerais

  • Estrutura do curso: 13 experimentos práticos (em duplas) e 2 provas individuais, logo após os experimentos 7 e 13.
  • Material disponível neste site. Baixar e ler o material antes da aula. Referências nos links de cada documento e também em uma pasta nos computadores da LE-30
  • Primeiras aulas mais “básicas”, explorando conceitos fundamentais.
  • Depois o curso fica mais dinâmico. Pede-se um pouco de paciência, pois esta primeira etapa, apesar de parecer simples e sem que se visualize “coisas se mexendo ou acendendo, ou fazendo barulho”, é importante para o melhor aproveitamento da segunda parte e de outras disciplinas
  • A placa de desenvolvimento usada (FRDM-KL25) pode ser adquirida no Brasil a um custo bem baixo. Quem quiser ter a sua, por favor consulte o professor.
  • A partir da aula 8, usaremos uma placa auxiliar. No experimento 8, haverá descrição e esquemático disponíveis no site da disciplina
  • Informações sobre instalação do IDE em computadores pessoais, drivers para a placa e plug-ins do IDE estarão disponíveis no site da disciplina

"Esta página, assim como todas as páginas sob esta mesma árvore, não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor."

"This page, as well as all pages under this same tree, is not an official publication from UNICAMP; its content has not been verified and/or edited by this institution. The author is solely responsible by its contents."

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer