EA079 Laboratório de Micro e Minicomputadores: Hardware
Projeto 2
Alternativa 1: Um sistema de ventilação
[Objetivo] [Requisitos] [Ambiente de Teste] [Tarefas] [Periféricos] [Circuitos de Interfaces] [Cuidados Básicos] [Sugestões de Leitura] [Folhas de Dados]

Objetivo

Projetar um sistema de ventilação de acionamento controlado por um sensor de temperatura. Este sistema reduz, de um lado, o consumo de energia evitando que o ventilador fique ligado desnecessariamente; do outro lado, ele pode assegurar o conforto ambiental acionando o ventilado toda vez que a temperatura do ambiente ultrapasse de um valor pré-estabelecido.


Requisitos

O sistema deve atender os seguintes requisitos:
  1. O sistema será utilizado paa controlar a temperatura de um ambiente cuja temperatura pode variar entre 0oC e 55oC.
  2. Por segurança, o ventilador deve ficar parado/pára quando se liga/reseta o sistema.
  3. A temperatura ou o ponto de referência, a partir do qual o ventilador é acionado, deve ser configurável pelo usuário.
  4. A temperatura do ambiente deve ser mostrado no visor de um display de cristal líquido e, sob demanda, o usuário pode consultar o ponto de referência setado.
  5. O ventilador deve ser desligado quando a temperatura do ambiente estiver abaixo do ponto de referência.
  6. Um alarme sonoro deve ser acionado se a temperatura do ambiente atingir 60oC.

Ambiente de Teste

O ambiente de teste será uma caixa contendo uma lâmpada incandescente (fonte de calor) de intensidade controlada por um potenciômetro.

Este circuito é uma montagem de um experimento da disciplina EE531 elaborada pelo Prof. Carlos Reis.

Tarefas

O projeto deve ser validado com uso da placa PDPHC11 e o relatório do projeto deve incluir


Periféricos


Circuitos de Interface

Neste projeto o microcontrolador se comunica com o mundo externo através de 5 periféricos (teclado, LCD, beeper, termistor NTC e ventilador DC). Segue-se uma descrição sucinta das características peculiares de cada um:


Cuidados Básicos

  1. Quando sentir o cheiro de componentes queimados, desliguem imediatamente as alimentações para depois verificar a origem do cheiro.
  2. Utilizem capacitores cerâmicos de 0.1 microFarad como capacitores "bypass" sempre bem próximo dos pontos de alimentaço (Vcc) dos componentes.
  3. Um amplificador operacional (AmpOp) tem duas fontes de alimentação. Cuidado com a polaridade das fontes. No caso do AmpOp 741, o pino 7 deve ser ligado a Vcc e o pino 4 a -Vcc.
  4. Um motor requer uma potência maior na partida (passar do estado parado para o estado de movimento). Este valor pode variar ligeiramente de um motor para o outro. Como o ventilador utilizado por cada equipe não é fixo, é interessante garantir que o sinal PWM gerado na partida seja suficiente para dar partida em todos os ventiladores disponíveis. Uma vez dada a partida, pode-se reduzir a velocidade do motor.
  5. A variação da resistência de um termistor NTC em relação à temperatura não é linear. A elaboração de uma tabela lookup pode ser uma solução para determinar a temperatura medida a partir da resistência. Consulte o link sobre um procedimento de levantar os valores para a tabela.

Sugestões de Leitura

Par o sucesso do desenvolvimento deste projeto, além de terem um bom conhecimento do microcontrolador MC68HC11, vocês precisam se familiarizar com o princípio de funcionamento de
  1. sensores e transdutores; mais especificamente, os termistores.
  2. ponte de Wheatstone.
  3. amplificador operacional; mais especificamente, o amplificador de instrumentação
  4. motores DC
  5. geradores de sinais de PWM (Pulse Width Modulation ou ciclo de trabalho)
  6. Ponte H: Teoria e prática (a construção de um )
  7. Circuito de debouncer
  8. Display de cristal líquido
  9. Teclado matricial: 3x4

Folhas de Dados

  1. Diodos: 1N4001-1N4007
  2. Transistores: BC337 e TIP31
  3. Amplificadores Operacionais:LM741
  4. Ampire LCD 16x2
  5. Buzzer/beeper
  6. 4N25

Sugestões: ting@dca.fee.unicamp.br

Last modified: Tue Oct 18 10:41:29 2005

"Esta página, assim como todas as páginas sob esta mesma árvore, não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor."

"This page, as well as all pages under this same tree, is not an official publication from UNICAMP; its content has not been verified and/or edited by this institution. The author is solely responsible by its contents."