Uma Sinopse dos Projetos Finais da Turma I do Segundo Semestre de 2013


Bafômetro
Projetistas: Victor Dantas Mehmeri e Daniel Robson Pinto

É um projeto de um sistema embarcado que simula um sistema de controle de motor de veículo vinculado ao nível de álcool no hálito do usuário. Ao ligar o veículo, o motorista é submetido a um teste de "bafômetro", sendo o motor desligado se a quantidade de álcool ultrapassar um determinado limiar ou se o motorista não se submeter ao teste. Há ainda um conjunto de LEDs que indica o nível de álcool no hálito. O princípio de funcionamento do sensor MQ-3 foi analisado para amostrar os seus dados de forma correta.

Campo minado
Projetistas: Adriano Costa Messias e Leonardo Barros Almeida de Ana

Originalmente projetado para um display de LCD 4x40 disponível no Almoxarifado da FEEC, foi necessário adaptar a interface para um hiperterminal mostrado num monitor VGA por dois motivos: após uma série de testes conduzidos pela equipe concluiu que o LCD estava parcialmente inoperante, e o custo de um LCD com tais dimensões é acima do valor permitido. O objetivo do jogo é fazer com que o jogador chegue no destino sem tropeçar em nenhuma bomba. As bombas são colocadas aleatoriamente no campo no início de cada jogo.

Jogo de adivinhação de um número
Projetistas: Vitor da Silva Braga e Sérgio Murilo Chalita Campos

O jogo envolve dois jogadores: um desafiante e um desafiado. O desafiante escolhe um número de até 3 dígitos e o desafiado deve adivinhá-lo. Dicas de "é maior" ou "é menor" são dadas ao longo das tentativas. Quando acerta o número, é informado o número de tentativas e reinicia o projeto.

Jogo de Matemática
Projetistas: André Brant Rocha e Ivan Zeredo Pereira

O jogo tem como objetivo exercitar as operações aritméticas. Ele começa mostrando as opções de níveis, que podem ser "Fácil" ou "Difícil", ficando a escolha a cargo do usuário. Se a escolha for o "Fácil", as contas serão sempre com uma só operação, que pode ser soma, multiplicação ou divisão. Tanto os números quanto as operações são gerados de maneira aleatória. Se a escolha for o nível "Difícil", o usuário terá uma conta com duas operações a resolver (Ex.: 2+(3/4)). O tempo gasto para solucionar todas as operações é levado em consideração na pontuação final.

Afinador de violão com uso de um par de LEDs
Projetistas: Fábio Toshikazu Hiroki e André Luiz Sala Santos

Originalmente, pensou-se projetar um afinador com base na análise espectral dos sinais. Por limitação do tempo e do volume de provas no final do semestre, optou-se pela ideia de afinação pelo alinhamento óptico das luzes de dois LEDs de alta intensidade piscando alternadamente na frequência da nota. A inconveniência desta solução é que o fenômeno é perceptível somente num ambiente escuro. A Física do fenômeno óptico foi analisada para avaliar a sua aplicabilidade.

Quizz Matemático
Projetistas: Daniel Antunes Paiva, Jefter Reis e Luís Ricardo Spinoza Molina

Objetivando a exercitar operações aritméticas simples, ele consiste de uma lista de operações aritméticas (adição, subtração, multiplicação e resto de divisão) com dois operandos. A pontuação leva em conta do número de acertos e do tempo transcorrido.

Controlador de ar-condicionado
Projetistas: Onivaldo Gervásio Vieira Neto e Paulo Vinícius Perez Bonafina

Originalmente a ideia era controlar dois motores de passo bipolares 42M048C1B-N de uma máquina conversora das letras alfabéticas para caracteres em Braile projetada pelo Sérgio Valle dos Reis do DEMIC/FEEC. No entanto, os projetistas perceberam que o eixo de rotação estava "abaulado" exigindo um torque muito maior do que os motores poderiam fornecer. Partiram então para uma outra aplicação: um sistema de controle de ar-condicionado com um motor acionando a aba de direcionamento da saída de ar, e o outro abrindo a válvula do fluxo de ar frio dependendo da temperatura ambiente. O controle da direção do ar é feito pelo usuário através do keypad e o controle da abertura da válvula de passagem do ar é automático via um sensor de temperatura externo. O conhecimento do acionamento dos motores de passo por ponte H foi necessário para programar os sinais de acionamento.

Tela por persistência em visão
Projetistas: Jaime Hikaru Mishima e Nelson Isao Nauata Junior

Este projeto aplica o conceito de persistência de visão para gerar um letreiro giratório com apenas uma fileira de 8 LEDs no espaço. Foi necessário estimar a frequência das piscadas dos LEDs em função da rotação da base do letreiro que consiste de um motor DC (cooler). Os resultados podem ser conferidos neste vídeo.