LISTA DE EXERCÍCIOS


Aula 1 - Introdução à Ciência Cognitiva

  1. Como podemos relacionar a ciência cognitiva e a inteligência artificial ?
  2. Por que podemos dizer que a ciência cognitiva é uma ciência ? 
  3. O que significa "cognição"
  4. Como podemos definir "ciência cognitiva"
  5. O que é mente ? Quais os processos usualmente relacionados à idéia de "mente" ? 
  6. Explique quais são os três níveis de descrição do fenômeno mental, e do que trata cada um deles. 
  7. Descreva os três principais problemas filosóficos relacionados à questão da mente.
  8. Explique quais são as principais disciplinas que integram a visão tradicional da ciência cognitiva.
  9. Explique o que é a visão ampliada da ciência cognitiva.

Aula 2 - Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente

  1. Explique o que é o introspeccionismo e quando esse método científico foi utilizado na ciência cognitiva.
  2. Explique o que foi o behaviorismo e como ele se contrapunha frontalmente ao introspeccionismo.
  3. Explique quais foram os inputs teóricos fundamentais para a ciência cognitiva.
  4. Explique quais são os pressupostos centrais da ciência cognitiva.
  5. Explique o modelo de mente segundo Descartes.
  6. Explique o que é epistemologia
  7. Explique as principais diferenças entre o racionalismo e o empirismo, e porque podemos dizer que modelo de Kant foi unificador em relação a estes.
  8. Explique o modelo de mente segundo o programa lógico-empirista
  9. Explique qual a importância de Wittgenstein para a ciência cognitiva.
  10. Explique o modelo de mente segundo Carnap.
  11. Explique a crítica que Ryle faz ao dualismo.
  12. Explique o modelo de mente trazido pelo funcionalismo.
  13. Explique o que são Sistemas Intencionais.
  14. Explique o modelo de mente segundo Fodor. 

Aula 3 - A Ciência Cognitiva e a Psicologia

  1. Explique por que Kant questionava se a Psicologia poderia ser chamada de uma ciência.
  2. Qual foi a estratégia de Fries, Herbart e Beneke de forma a possibilitar que a Psicologia fosse chamada de ciência.
  3. Explique por que o uso de prismas para distorcer nossa visão de mundo contestava a proposição de que temos idéias inatas de espaço. 
  4. Explique a visão de Brentano da psicologia.
  5. Explique os princípios fundamentais por trás da visão de Wundt da psicologia.
  6. Explique os experimentos realizados por Ebbinghaus e por que esses experimentos contestavam a visão introspeccionista de Wundt.
  7. Explique por que os experimentos de Marbe tornavam possível a idéia de pensamentos sem imagens. 
  8. Qual era, segundo a visão de William James a marca distintiva da mentalidade. Explique.
  9. Explique a visão behaviorista de psicologia. 
  10. Explique o que é Gestalt e o que foi a Psicologia da Gestalt.
  11. Explique a abordagem esquemática de Bartlett.
  12. Explique o que era o "Mágico Número 7", segundo Miller. 
  13. Explique a modelagem do processamento perceptivo segundo Cherry e Broadbent. 
  14. Explique a abordagem estratégica de Bruner.
  15. Explique o que foi a psicologia cognitiva e quem foram seus maiores expoentes.

Aula 4 - Ciência Cognitiva e Inteligência Artificial
  1. Explique a diferença entre as "visão fraca" e "visão forte" da inteligência artificial.
  2. Explique o debate "Generalistas" x "Especialistas" nos primórdios da inteligência artificial.
  3. Explique o que foi o "Logical Theorist" de Newell e Simon. 
  4. Explique o que foi o "General Problem Solver" de Newell e Simon, e como ele se comparava ao Logical Theorist. 
  5. Explique o que seria um "Sistema Simbólico Físico", e quais as propriedades que este poderia conferir ao sistema. 
  6. Explique as principais críticas ao programa de  Newell e Simon.
  7. Explique por que McCarthy entendia que a linguagem LISP seria a linguagem mais adequada para sistemas de inteligência artificial.
  8. Explique o que foi o SHRDLU e quais suas capacidades e limitações.
  9. Quais as principais críticas que se faziam aos programas de inteligência artificial generalistas, e qual seria uma possível opção.
  10. Explique o que foi o debate Homem x Máquina, e quais as principais conclusões resultantes desse debate.
  11. Explique por que no início dos anos 70 houve um grande desânimo em relação à inteligência artificial.
  12. Explique o que são os Scripts propostos por Schank e Abelson.
  13. Explique o que são os Frames propostos por Minsky.
  14. Explique o argumento do Quarto Chinês de Searle.
  15. Qual é a principal crítica que o argumento do quarto chinês traz em relação à inteligência artificial ? 
  16. Explique o que é intencionalidade, segundo Searle. 
  17. Explique a crítica que Pylyshyn faz ao conceito de intencionalidade de Searle. 
Aula 5 - Ciência Cognitiva, Linguística e Antropologia
  1. Explique a proposta de Bloomfield à Linguística.
  2. Explique como um falante se ajusta à realidade em função da língua, segundo as idéias de Whorf e Sapir.
  3. Explique o que foi a Gramática Transformacional de Chomsky, e quais as grandes inovações em relação aos modelos então vigentes.
  4. Explique a afirmação de Chomsky de que temos uma "Gramática Natural".
  5. Explique qual o potencial de uso do conceito de Gramática Gerativa na inteligência artificial. 
  6. Explique qual a relação da Antropologia com a Ciência Cognitiva.
  7. Qual era a principal questão discutida dentro da Antropologia, relacionada à Ciência Cognitiva ? 
  8. Explique a Antropologia Científica de Boas.
  9. Explique a Antropologia Estrutural de Levy-Strauss.
  10. Explique a importância dos mecanismos simbólicos na experiência, segundo Sperber.
  11. Explique quais as questões hoje consensuais com relação à Antropologia e a Ciência Cognitiva.
Aula 6 - Ciência Cognitiva e Neurociência
  1. Explique o que foi o debate Localizacionismo x Holismo na Neurociência.
  2. Explique o que era a Frenologia de Gall e quais os seus princípios mais questionáveis.
  3. Explique o que é a ablação e como esta é usada na neurociência.
  4. Explique a importância de Lashley na Neurociência.
  5. Explique por que a proposta de Hebb era conciliadora no debate localizacionismo x holismo. 
  6. Qual foi a grande contribuição trazida por Hubel e Wiesel ? 
  7. Explique as diferenças entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, segundo Sperry.
  8. Explique as descobertas de Luria com relação a dominância dos centros nervosos em diferentes estágios do desenvolvimento do organismo.
  9. Explique qual foi a grande descoberta que Kandel trouxe em relação à Aplysia Californica. Por que podemos considerar esse desenvolvimento importante ? 
  10. Explique o que é o cérebro holográfico de Pribram.
  11. Explique o que é o Neuro-Darwinismo de Edelman.
  12. Explique a proposta de modelagem do cérebro utilizando atratores caóticos segundo Freeman.
  13. Explique o que é o Código Cerebral segundo Calvin.
  14. Explique como as unidades mínimas de replicação podem se reproduzir e propagar, de acordo com a teoria de Calvin.
Aula 7 - Problemas Recorrentes da Ciência Cognitiva
  1. Quais seriam os problemas que ocorrem de maneira mais frequente na Ciência Cognitiva ? 
  2. Explique o que é o "problema mente-corpo".
  3. Explique o que é o "dualismo de substância".
  4. Explique o que é o "dualismo de propriedades". Como ele se diferencia do "dualismo de substância" ? 
  5. Explique o que é "epifenomenalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
  6. Explique o que é o "fisicalismo", e como este se insere dentro do problema mente-corpo.
  7. Quais seriam os principais problemas em se aceitar o fisicalismo como uma solução para o problema mente-corpo ? 
  8. Explique a relação entre "emergentismo", "funcionalismo", "behaviorismo" e "superveniência", em relação ao problema mente-corpo.
  9. Explique a proposta do materialismo eliminatista para o problema mente-corpo.
  10. Explique o que é o problema de "outras mentes".
  11. Explique o que é o problema do "cérebro em uma cuba".
  12. O que é Qualia ? Explique por que este é um problema ? 
  13. Explique o problema da fundamentação do símbolo (symbol grounding problem). Qual a sua conexão com o argumento do quarto chinês de Searle ? 
  14. Explique o problema do Enquadramento (Frame Problem).
  15. Explique o problema do Enquadramento de Referência (Frame-of-reference Problem).
Aula 8 - Abordagens Paradigmáticas na Ciência Cognitiva
  1. Explique o que é GOFAI.
  2. Explique o que é a Teoria Computacional da Mente.
  3. Explique o que é o paradigma cognitivista na Ciência Cognitiva.
  4. Quais os principais problemas que levaram o cognitivismo a ser fortemente criticado dentro da ciência cognitiva ? 
  5. O que é a Teoria do Homúnculo, dentro do paradigma cognitivista ? 
  6. De maneira sumária, quais as características fundamentais do cognitivismo, que o diferenciam do conexionismo e do dinamicismo ? 
  7. O que é o conexionismo, e como ele se compara ao cognitivismo ? 
  8. O que é uma "representação sub-simbólica" ? 
  9. Existe "representação" no modelo conexionista ? Explique. 
  10. De onde surgiu o paradigma dinamicista na ciência cognitiva ? 
  11. Quais as principais características do modelo dinamicista ? 
  12. Qual a principal diferença do modelo dinamicista, quando comparado aos modelos cognitivista e conexionista ? 
  13. Onde ocorre a cognição no modelo dinamicista ? 
  14. Explique o que é "Cognição Situada e Incorporada".
  15. Por que dizemos que a "cognição situada e incorporada" é um modelo dinamicista ? 
  16. O que é Anti-Representacionalismo ?
  17. Qual a situação atual com relação aos paradigmas cognitivista, conexionista e dinamicista na ciência cognitiva ? 
  18. Para cada um dos paradigmas - cognitivista, conexionista e dinamicista, dê um exemplo de experimento que poderia ser classificados segundo estas classificações. 
Aula 9 - Robótica e Cognição
  1. Podem haver máquinas (robôs) dotados de
    inteligência comparável à humana ? Explique.
  2. Poderíamos dizer que esses robôs possuem
    “experiência” ? Explique.
  3. Robôs poderiam ter emoções ? Explique.
  4. Explique a importância da Robótica Móvel na ciência cognitiva.
  5. O que é a Robótica Baseada em Comportamentos ? Qual é o seu principal contribuidor ? 
  6. Explique o que é a Arquitetura de Subsunção. Qual a principal diferença com relação às arquiteturas convencionais ? 
  7. Explique o que são Robôs-Insetos, e para que servem. Cite exemplos de pesquisadores que os estudaram.
  8. Explique o que são Robôs Humanóides. Para que servem ? 
  9. Explique os 4 fatores fundamentais que orientam as pesquisas em robôs humanóides. Quem propôs esses fatores ? 
  10. O que é Cog, e o que ele faz de interessante ? 
  11. Qual o principal uso dos robôs H6 e H7 ? 
  12. O que são os robôs Waseda ? Quais os principais estudos que eles fomentaram ? 
  13. O que é Asimo, e o que ele faz de interessante ? 
  14. Como você compararia o Asimo com o Cog ? 
  15. Compare o robô Asimo com o QRIO.
  16. Qual o propósito de se estudar emoções em robôs ? 
  17. É possível emular emoções em robôs, ou somente simulá-las ? Explique a diferença.
  18. O que é o Kismet ? Qual a relação do Kismet com o estudo de emoções ? 
  19. O que é o Aibo, e o que ele faz de interessante ? 
  20. Explique o que é Robótica Co-Evolutiva, e como essa se diferencia da Robótica Evolutiva.
Aula 10 - Animats e Criaturas Artificiais
  1. Explique o que são Animats e como este conceito está relacionado ao conceito de agentes. 
  2. Explique o que é um Avatar, dentro do contexto de criaturas artificiais. 
  3. Como o conceito de criatura artificial está relacionado à cognição situada e incorporada ? 
  4. Aponte as vantagens e as desvantagens de se utilizar ambientes simulados, no contexto de criaturas artificiais. 
  5. Para desenvolver um experimento com agentes situados, precisamos definir as características do ambiente (mundo) e do agente. Quais seriam essas características ? 
  6. Que tipos de tarefas ou comportamentos deveriam ser esperados em experimentos com criaturas artificiais ? 
  7. Explique o que é o Khepera, e proponha 3 tipos de experimentos que poderiam ser realizados com ele. 
  8. Para que serve a plataforma Webot e quais suas vantagens/desvantagens em relação ao Khepera ? 
  9. Explique o que são as "criaturas de Braitenberg" e qual a sua importância. 
  10. Explique o que são as criaturas virtuais de Karl Sims e qual sua importância. 
  11. Explique o experimento PolyWorld de Yaeger e descreva algumas de suas características. 
  12. Explique o que é o projeto "Creatures" de Stephen Grand, e descreva qual foi seu uso e peculiaridades da arquitetura utilizada.
  13. O que é uma "Mente Artificial" ? Quem popularizou o seu conceito ? 
  14. Quais os sistemas necessários para uma criatura artificial completa, segundo Balkenius ? Como eles devem interagir entre si ? 
  15. O que faz um módulo motivacional em uma criatura artificial ? 
  16. Descreva os 4 tipos de comportamentos elementares em uma criatura artificial, segundo Balkenius.
  17. Explique o que é aprendizagem categorial.
  18. Explique a diferença entre aprendizado imediato e aprendizado por reforço repetitivo, e qual sua importância em experimentos com criaturas artificiais. 
  19. Explique a diferença entre aprendizado prematuro, aprendizado síncrono e aprendizado tardio.
  20. Como podemos avaliar uma pesquisa em Criaturas Artificiais ? Quais os problemas que envolvem essa avaliação ?
Aula 11 - Arquiteturas Cognitivas
  1. O que são Arquiteturas Cognitivas, e para que servem ? 
  2. Dê o exemplo de algumas questões em aberto atualmente na área de Arquiteturas Cognitivas
  3. Com relação a suas estruturas essenciais, quais seriam os possíveis tipos de arquiteturas cognitivas ? 
  4. Exemplifique 4 requisitos desejáveis de possíveis arquiteturas cognitivas.
  5. Quais são as arquiteturas cognitivas mais famosas na literatura ? Elas são arquiteturas simbólicas, conexionistas ou híbridas ? Justifique.
  6. Explique o que são criaturas darwinianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
  7. Explique o que são criaturas skinnerianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
  8. Explique o que são criaturas popperianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
  9. Explique o que são criaturas gregorianas, segundo Dennet e descreva seu mecanismo de funcionamento básico.
  10. Descreva, utilizando um diagrama, uma arquitetura cognitiva típica, utilizando os módulos que mais se repetem nas diferentes propostas de arquiteturas cognitivas encontradas na literatura. 
  11. Explique a arquitetura CogAff de Aaron Sloman, detalhando o significado de cada uma de suas camadas. 
  12. Qual a diferença entre as arquiteturas "CogAff" de Sloman e "Cognitiva" de Imbert ? 
  13. Explique como, segundo Franklin, se deu a evolução nas arquiteturas cognitivas.
  14. Apresente 3 critérios objetivos por meio dos quais seja possível comparar duas arquiteturas cognitivas diferentes.
Aula 12 - ACT-R e SOAR
  1. Explique o que é ACT-R.
  2. Explique os diferentes componentes do ACT-R, e como estes se organizam nesta arquitetura.
  3. Explique a relação entre as estruturas simbólicas e sub-simbólicas no ACT-R.
  4. O ACT-R é uma arquitetura conceitual ou um programa de computador ? Explique.
  5. Explique a diferença entre conhecimento procedural e conhecimento declarativo.
  6. Explique o que são "chunks" na arquitetura ACT-R.
  7. Explique o que são "buffers" na arquitetura ACT-R.
  8. Explique para que serve o mecanismo de resolução de conflitos do ACT-R.
  9. Explique o que são produções na arquitetura ACT-R e dê um exemplo de uma produção. 
  10. Explique quais são as ações que podem ser executadas sobre um buffer ACT-R. 
  11. Explique o que é um modelo ACT-R. 
  12. Explique o que é SOAR.
  13. Explique os principais componentes do SOAR e como estes se conectam.
  14. Qual o papel e a importância do "procedimento de decisão" no SOAR  ? 
  15. Explique o que é um "impasse" no SOAR e para que pode ser utilizado.
  16. Explique os diferentes mecanismos de aprendizagem disponíveis no SOAR.
  17. Explique como é o procedimento de "chunking" no SOAR, e para que ele serve. 
  18. Explique o que é um WME (Working Memory Element) e que tipo de conhecimento ele pode armazenar. 
  19. Explique o que são e para que servem as "preferências" no SOAR.
  20. Faça uma comparação entre o ACT-R e o SOAR. Quais as principais semelhanças e as principais diferenças ? 
Aula 13 - Semiótica e Cognição
  1. Qual a importância do conceito de representação nas ciências cognitivas ? O que isso tem a ver com semiótica ? 
  2. Não existe nenhum tipo de representação nos modelos anti-representacionalistas de cognição ? Explique.
  3. Explique a diferença entre o Physical Symbol Systems Hypothesis e o Semiotic System Hypothesis de Fetzer.
  4. Explique o que são Sistemas Semióticos segundo Fetzer, e como poderíamos identificar que um sistema é ou não semiótico.
  5. Em princípio, qual é o modelo de cognição proposto por Charles Sander Peirce ? Explique.
  6. Explique o que é um signo, para Peirce.
  7. Explique os três tipos de signos, em relação ao seu objeto, segundo Peirce.
  8. Explique a diferença entre sistemas reativos e sistemas semióticos.
  9. Explique por que o Watt Governor estudado por Bechtel é um sistema semiótico e não um sistema reativo. Que tipo de sistema semiótico ele é ? Por que ? 
  10. Explique por que poderíamos argumentar que um sistema antecipativo, segundo Rosen, poderia ser visto como um sistema simbólico.
  11. Explique por que a semiótica Peirceana pode ser vista como de grande potencial dentro das ciências cognitivas.
Aula 14 - Monografia 
  1. (não há exercícios)
Aula 15 - Atenção, Percepção e Categorização
  1. Explique o que é Percepção e como esta se relaciona com a Realidade. 
  2. Explique a relação entre percepção e consciência. Podem existir percepções inconscientes ? 
  3. Explique o que é um percepto. 
  4. Explique a diferença entre percepção de baixo nível e a percepção de alto nível. 
  5. Explique a correlação entre uma ontologia sensorial e uma ontologia objetiva em um sistema perceptivo. 
  6. Explique o que é "affordance", segundo o conceito de Gibson. 
  7. Qual a diferença entre o modelo de Gibson e o modelo de Norman para "affordances" ? 
  8. Explique as três funções da atenção em uma mente.
  9. Explique o modelo Spotlight de atenção espacial. 
  10. Explique a relação entre atenção e consciência. 
  11. Explique a diferença entre atenção exógena e atenção endógena. 
  12. O que é "priming" ? Dê exemplos. 
  13. Explique o que é "saliência" e qual sua relação com atenção. 
  14. Explique o que é a arquitetura "Copycat", descrevendo seus componentes. 
  15. Qual a função da "Slipnet" na arquitetura "Copycat" ? 
  16. Explique o que é a arquitetura "Metacat" e como ela se diferencia da "Copycat". 
  17. Explique o que é a arquitetura "Madcat" e como ela se diferencia da "Copycat".
  18. Explique o que é a arquitetura "Starcat" e como ela se diferencia da "Copycat".
  19. Dê exemplos de mecanismos de percepção de baixo nível e de algumas técnicas que as implementem.
Aula 16 - Memória
  1. Explique quais as principais funcionalidades da memória. 
  2. Explique qual a correlação entre memória e a identidade de um indivíduo.
  3. Explique os diferentes tipos de memória. 
  4. Explique os três diferentes mecanismos onde as memórias podem ser implementadas em um ser humano. 
  5. Explique o que é uma memória sensorial, diferenciando entre memória icônica e memória ecóica
  6. Poderiam existir outros tipos de memória sensorial, além das memórias icônica e ecóica ?
  7. Explique o que é a memória de trabalho, e quais as funções cognitivas que fazem uso desta
  8. Explique o que é o "central executivo" e qual sua relação com a memória de trabalho
  9. Como se divide a memória de trabalho, segundo Baddeley ?
  10. Explique o que é o Sketchpad Visuo-Espacial e qual sua utilidade
  11. Explique o que é o Loop Fonológico e qual sua utilidade
  12. Explique o que é o Buffer Episódico e qual sua utilidade
  13. Qual a diferença entre o Buffer Episódico e a Memória Episódica ?
  14. Explique o que é uma Memória Não-Declarativa e quais seus sub-tipos
  15. Explique o que é uma Memória Perceptual, e dê um exemplo.
  16. Explique o que é uma Memória Procedural, e dê um exemplo. 
  17. Explique a diferença entre aprendizagem associativa e não-associativa.
  18. Explique a diferença entre habituação e sensitização.
  19. Explique a diferença entre condicionamento clássico e condicionamento operante. 
  20. Explique o que é uma memória declarativa e quais os seus principais sub-tipos. 
  21. Explique a diferença entre memória episódica e memória semântica. 
  22. Explique qual a diferença entre memória episódica e memória autobiográfica. 
  23. Caracterize, com relação a ser consciente/inconsciente, as memórias perceptual, procedural, episódica e semântica. 
  24. Explique as principais maneiras como a memória pode ser estudada em seres humanos e animais. 
  25. Descreva qual é o "estado da arte" em relação ao desenvolvimento de memórias em sistemas artificiais, considerando-se cada tipo diferente de memória (perceptual, procedural, episódica, semântica). 
  26. Descreva alguns exemplos de sistemas artificiais que implementem memórias episódicas e avalie suas limitações. 
  27. Explique o que é e como funciona uma memória de Kanerva. 
  28. Explique quais os principais desafios hoje com relação ao estudo de memórias artificiais e aponte quais as questões que podem ser consideradas "em aberto" com relação a isso.
Aula 17 - Emoções
  1. Tente explicar, em suas próprias palavras, o que você entende por uma "emoção". 
  2. Qual a relação entre o termo "emoção" e termos correlatos, como motivações, afetos, necessidades, sentimentos, desejos, impulsos, vontades, drives, etc. 
  3. Explique o estudo pioneiro de Hull sobre comportamento, e qual sua relação com o estudo de emoções artificiais.
  4. Qual é conceito de emoção, segundo Ortnony, Clore e Collins ? Qual a relação entre emoções e afetos, neste modelo ? 
  5. Explique a diferença entre emoção e sentimento, de acordo com Damásio.
  6. Explique a diferença entre emoções primárias e emoções secundárias, segundo Damásio.
  7. Explique o que Sloman entende por emoções.
  8. Explique os três tipos de tarefas envolvendo emoções, no conceito de computação afetiva de Picard.
  9. Explique como Picard propõe o teste do "desempenho emocional" de um sistema.
  10. Explique os três níveis (baixo, médio e alto) de representação de emoções, segundo Picard.
  11. Explique como Blumberg utiliza o conceito de emoções em suas criaturas artificiais. 
  12. Explique o modelo de emoções definido por Cañamero. Qual a diferença entre motivações, drives e emoções neste modelo ? 
  13. Explique o que é a dicotomia appraisal/arousal com relação a modelos de emoções. 
  14. Faça uma análise dos diferentes modelos de emoções e as diferenças entre eles, com relação ao que seja uma emoção.
Aula 18 - Planejamento e Seleção de Ação
  1. Explique qual a conveniência de se utilizar "ações" para descrever o comportamento de uma criatura artificial. 
  2. O que se entende por uma "ação", dentro do contexto de uma criatura artificial ? 
  3. Explique as três naturezas de uma ação, dentro do contexto de uma criatura artificial. 
  4. Explique a diferença entre uma Ação e uma Atividade, dentro do contexto de criaturas artificiais. 
  5. Explique o que é uma "Tarefa", dentro do contexto de criaturas artificiais, e qual sua relação com o conceito de "Plano". 
  6. Explique a diferença entre propósitos de baixo nível e propósitos de alto nível em criaturas artificiais. 
  7. Explique a diferença entre métodos centralizados, distribuídos e híbridos de geração de comportamento em criaturas artificiais. 
  8. Explique o que é um método de "Spreading Activation", como um mecanismo de seleção de ação. 
  9. Explique o método Planejador/Executor de seleção de ação. Que tipo de método é esse ? 
  10. Explique o método de Planejamento Hierárquico de seleção de ação. Que tipo de método é esse ? 
  11. Explique as vantagens e desvantagens de métodos centralizados de seleção de ação. 
  12. Explique a técnica de "Releasing Mechanisms" em métodos distribuídos de seleção de ação. 
  13. Explique a técnica de "Pronomes" em métodos distribuídos de seleção de ação. 
  14. Explique a dicotomia Persistência x Oportunidade em métodos distribuídos de seleção de ação. 
  15. Explique o que é e como funciona a Rede de Comportamentos de Pattie Maes.
  16. Explique a diferença entre os métodos puramente reflexivos e os métodos baseados em modelo de mundo de navegação de ambientes. 
  17. Explique  o método de navegação por decomposição celular de ambiente. 
  18. Explique o método de navegação por "Roadmaps a partir de Landmarks".
  19. Explique o método de navegação por campos potenciais. 
  20. Explique o que significa SLAM.
Aula 19 - Aprendizagem
  1. Explique o que se entende por Aprendizagem dentro do contexto de sistemas de cognição artificial. 
  2. Explique o caráter dual do que se entende por aprendizagem em sistemas de cognição artificial. 
  3. Explique os três domínios de aprendizagem, segundo Bloom. 
  4. Explique a diferença entre habituação e sensitização, como métodos de aprendizagem não-associativa. 
  5. Explique a diferença entre condicionamento clássico e condicionamento operativo (ou operante), como métodos de aprendizagem associativa. 
  6. Explique como o robô "Darwin" desenvolvido por Edelman implementa um sistema de condicionamento clássico. 
  7. Explique a diferença entre reforçamento positivo, reforçamento negativo, omissão e punição no mecanismo de condicionamento operante. 
  8. Dê três exemplos de implementações computacionais envolvendo condicionamento operante
  9. Explique a diferença entre aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço em redes neurais. 
  10. Explique o que é a aprendizagem cega (Rote Learning). 
  11. Explique o mecanismo de "Imprinting"
  12. Explique como o ato de "brincar" pode ajudar na aprendizagem.
  13. Explique o que é a "aprendizagem dialógica"
  14. Explique como funciona a aprendizagem por analogia. 
Aula 20 - Meta-cognição, Imaginação e Criatividade
  1. Explique o que se entende por "Metacognição". 
  2. Explique a diferença entre conhecimento metacognitivo, regulação metacognitiva e experiências metacognitivas. 
  3. Dê três exemplos de metacognição, dentro do contexto de cognição artificial. 
  4. Explique qual a finalidade da metacognição em sistemas de cognição artificial. 
  5. Explique a diferença que Sun dá aos processos metacognitivos, classificando-os dentre explícitos e implícitos. 
  6. Descreva os 2 experimentos desenvolvidos por Sun para caracterizar a meta-cognição. 
  7. Como acontece a meta-cognição na arquitetura Clarion, de Sun ? Como ele consegue evidenciar que realmente ocorre meta-cognição nesta arquitetura ? 
  8. Explique as variedades de meta-cognição segundo Sloman. 
  9. Explique como ocorre a meta-cognição na arquitetura CMattie. 
  10. Explique o que se pode entender por "Criatividade" em termos de cognição artificial. 
  11. Explique a diferença entre "novidade" e "criatividade" em sistemas de cognição artificial. 
  12. Explique o que é "inovação" e como esse conceito difere de criatividade em cognição artificial.
  13. Explique a diferença entre P-Criatividade e H-Criatividade segundo Boden. 
  14. Explique a diferença entre criatividade combinacional, exploratório e transformacional, segundo Boden. 
  15. Dê três exemplos de sistemas computacionais onde  o conceito de criatividade artificial é explorado. 
  16. Explique o que é "imaginação", dentro do contexto de cognição artificial. 
  17. Quais os possíveis benefícios do processo de imaginação em um sistema de cognição artificial ?
  18. Explique a diferença entre imaginação produtiva e reprodutiva em sistemas de cognição artificial. 
  19. Explique como como poderia ocorrer um "experimento mental" em um sistema de cognição artificial. 
  20. Descreva os diferentes conceitos de imaginação ao longo da história da filosofia. 
  21. Explique o que foi o "Imagery Debate" e quais as teorias que dele originaram. 
  22. Explique o que seja a "Imaginação Computacional" e qual sua utilidade. 
  23. Dê dois exemplos de sistemas computacionais envolvendo "imaginação computacional".
Aula 21 - Aquisição e Evolução de Linguagem
  1. Explique o que é são a visão nativista e a não-nativista em relação à evolução de linguagem.
  2. Qual a diferença entre protolinguagem e linguagem gramatical ? 
  3. Existe um "período crítico" com relação ao aprendizado de linguagem ? Explique.
  4. O que é um "Sistema de Representação Primário", segundo Bickerton ? 
  5. Explique o que é o "estágio de duas palavras" em termos da evolução da linguagem no ser humano. Especule sobre as possibilidades de sua reprodução em sistemas de cognição artificial.
  6. Explique a interação entre evolução biológica, aprendizado individual e transmissão cultural no modelo de aprendizagem iterativo, segundo Christiansen e Kirby. 
  7. Explique a diferenca entre as 2 grandes áreas onde ocorrem experimentos de simulação de evolução de linguagem. Qual das duas concentra maiores iniciativas de pesquisa atualmente ? 
  8. O que são Jogos de Linguagem ? Por que "jogos" e não "jogo" ? 
  9. Descreva o experimento de Oliphant e Batali.
  10.  Descreva o experimento de MacLennan. 
  11. Como se dá a transmissão de palavras no experimento de Hutchins e Hazlehurst ? 
  12. O que é o experimento Talking Heads ? Qual a sua importância nos estudos de evolução de linguagem ? 
  13. Explique por que dizemos que o experimento Talking Heads utiliza uma população de agentes, se este só se utiliza de 2 robôs. É uma população de 2 ? 
  14. Explique o experimento de Cangelosi.
  15. Explique as diferenças entre os jogos de observação, adivinhação e egoísta, segundo os experimentos de Vogt e Coumans.
  16. O que é estudado no experimento de Loula, Gudwin e Queiroz ? 
  17. Como você descreveria a área de evolução de linguagem, dentro da ciência cognitiva ? 
  18. Quais as oportunidades de pesquisa hoje na área de evolução de linguagem ?
Aula 22 - Consciência em Agentes Cognitivos 1
  1. Como podemos entender o que seja consciência ? Qual a sua natureza ? Qual a sua função ?
  2. Explique o que sejam os conceitos biopsicológico, meta-cognitivo, psicoanalítico e fenomenológico de consciência.
  3. Existe um consenso na literatura com relação aos diferentes tipos de consciência ? Explique.
  4. Explique os 4 tipos de consciência segundo Block. 
  5. Explique como poderíamos caracterizar as Teorias Computacionais da Consciência, segundo as dimensões Veículo-Processo e Especializada-Não-Especializada. Como poderíamos enquadrar as principais teorias nesse framework ? 
  6. Explique as teorias de consciência com modelos localizados no espaço.
  7. Explique as teorias de consciência com modelos localizados no tempo.
  8. Explique os modelos darwinianos de consciência.
  9. Explique o que seja o modelo quântico de consciência. 
  10. Explique o que é o Modelo do Global Workspace de Baars. Qual a sua importância/relevância no estudo de agentes cognitivos.
  11. Qual a posição de Daniel Dennet com relação ao "teatro da mente" ?
  12. Explique a proposta do grupo de Stan Franklin para consciência em agentes.
  13. Explique a proposta do grupo de Ron Sun para consciência em agentes. 
  14. Explique a proposta de Riccardo Manzotti para consciência em agentes.
  15. Explique a proposta de Pentti Haikonen para consciência em agentes. 
  16. Explique a proposta de Igor Aleksander para consciência em agentes.
  17. Faça uma comparação entre as propostas de Stan Franklin, Ron Sun, Riccardo Manzotti,  Pentti Haikonen e Igor Aleksander para agentes com consciência.
Aula 23 - Consciência II
  1. Explique a definição de Dennett de consciência, como colocada na página 210 do livro Consciousness Explained. Qual a função da consciência, segundo essa visão ?
  2. Explique como funciona o "Pandemonium" de Selfridge.  Por que dizemos que esse experimento foi um dos precursores das Redes Neurais, como as conhecemos hoje ? 
  3. Qual a mudança que Jackson incorporou ao "Pandemonium" de Selfridge, em seu artigo "Idea for a Mind" ? 
  4. Explique a metáfora da Arena, segundo Jackson. 
  5. Explique como Baars e Franklin se utilizaram das idéias de Jackson para criar um modelo computacional de consciência. Qual a principal inovação em relação ao modelo de Jackson ? 
  6. Explique o que é o experimento VMattie de Franklin. 
  7. Explique como Franklin utiliza a Slipnet em VMattie. 
  8. Explique o que é a arquitetura CMattie e como esta se relaciona com o VMattie. 
  9. Explique o que é a arquitetura IDA, de Franklin, e como esta se relaciona com o CMattie. 
  10. Explique o que é a arquitetura ConAg de Franklin. 
  11. Explique o que é o sistema CTS de Dubois. 
  12. Explique o que é o "ciclo cognitivo" utilizado por Dubois na arquitetura CTS. 
  13. Explique os diferentes tipos de codelets, utilizado por Dubois em sua arquitetura CTS. 
  14. Supondo que a consciência trouxe uma vantagem competitiva aos seres que a desenvolveram, quais seriam as duas vantagens identificadas por Koch trazidas pela consciência ? Explique cada uma delas. 
  15. Explique por que dizemos que ainda existe uma demanda por uma melhor formalização do modelo de consciência Baars-Franklin ?